Bondade – lidar com a raiva, da inquietude à compaixão em cinco dias

Qual será a resposta da bondade à raiva?

Quando estamos inquietos, um pensamento ou um ato bondoso fazem-nos parar e aquilo que parecia ser um pântano pode mudar para um terreno saudável da nossa mente, mas porque será que a bondade tem este efeito na inquietude e na raiva?

O quinto princípio de Reiki para a raiva

A inquietude, que se pode transformar em raiva, é muitas vezes sanada com afeto. Se formos a ver bem, a maior parte das nossas questões ligadas à inquietude têm exatamente a ver com afeto e afinidade. Alguém que deixa de nos falar, alguém que nos trata mal, a incivilidade e muito mais, toca no campo do afeto e afinidade. Então, compreendemos naturalmente que, um antídoto para a raiva é a bondade.

  1. Abraça-te

    A melhor bondade que podemos ter para connosco é a capacidade de nos abraçarmos, de sentirmos que estamos ali para nós. No teu momento de Raiva sente-te contigo e não sozinho ou rejeitado.

  2. Aceita-te

    Que o teu abraço seja de aceitação incondicional para contigo. Compreende que todos fazemos parte de qualquer situação na qual estamos envolvidos e até a nossa falta de atenção para com ela pode ter gerado algo que não é bom. Começa por aceitar-te, para poderes aceitar os outros.

  3. Aceita o outro e a situação

    Tendo o teu coração mais sereno, aceita o outro e a situação criada. É importante nós podermos despedir-nos de uma situação e dos seus intervenientes com bondade e serenidade, com a harmonia do primeiro princípio. Assim, não guardaremos no coração a dor que antes tínhamos e o peso da situação.

  4. Continua um caminho de bondade

    Recorda como tu conseguiste resolver uma situação usando a tua harmonia, confiança, gratidão, diligência e bondade. Essa sim é uma memória que te poderá ajudar em todas as situações futuras, ela mostra-te que és capaz, que o teu entendimento pode sanar e que a tua humanidade abraça, acolhe e não separa ou cria sofrimento.

A inquietude e a raiva podem ser muito destrutivas e não vale a pena carregarmos em nós esse veneno que pode ser tão profundo. Viver com entendimento torna-nos mais saudáveis e ele é criado por pensamentos e sentimentos bondosos e positivos. Só por hoje… vale a pena praticar.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.