2020 - Esforço Correto,  Filosofia de Vida

Bondade – lidar com a raiva, da inquietude à compaixão em cinco dias

Qual será a resposta da bondade à raiva?

Quando estamos inquietos, um pensamento ou um ato bondoso fazem-nos parar e aquilo que parecia ser um pântano pode mudar para um terreno saudável da nossa mente, mas porque será que a bondade tem este efeito na inquietude e na raiva?

O quinto princípio de Reiki para a raiva

A inquietude, que se pode transformar em raiva, é muitas vezes sanada com afeto. Se formos a ver bem, a maior parte das nossas questões ligadas à inquietude têm exatamente a ver com afeto e afinidade. Alguém que deixa de nos falar, alguém que nos trata mal, a incivilidade e muito mais, toca no campo do afeto e afinidade. Então, compreendemos naturalmente que, um antídoto para a raiva é a bondade.

  1. Abraça-te

    A melhor bondade que podemos ter para connosco é a capacidade de nos abraçarmos, de sentirmos que estamos ali para nós. No teu momento de Raiva sente-te contigo e não sozinho ou rejeitado.

  2. Aceita-te

    Que o teu abraço seja de aceitação incondicional para contigo. Compreende que todos fazemos parte de qualquer situação na qual estamos envolvidos e até a nossa falta de atenção para com ela pode ter gerado algo que não é bom. Começa por aceitar-te, para poderes aceitar os outros.

  3. Aceita o outro e a situação

    Tendo o teu coração mais sereno, aceita o outro e a situação criada. É importante nós podermos despedir-nos de uma situação e dos seus intervenientes com bondade e serenidade, com a harmonia do primeiro princípio. Assim, não guardaremos no coração a dor que antes tínhamos e o peso da situação.

  4. Continua um caminho de bondade

    Recorda como tu conseguiste resolver uma situação usando a tua harmonia, confiança, gratidão, diligência e bondade. Essa sim é uma memória que te poderá ajudar em todas as situações futuras, ela mostra-te que és capaz, que o teu entendimento pode sanar e que a tua humanidade abraça, acolhe e não separa ou cria sofrimento.

A inquietude e a raiva podem ser muito destrutivas e não vale a pena carregarmos em nós esse veneno que pode ser tão profundo. Viver com entendimento torna-nos mais saudáveis e ele é criado por pensamentos e sentimentos bondosos e positivos. Só por hoje… vale a pena praticar.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.