Nível 2 - Okuden

A importância do nível 2 de Reiki em tempos de pandemia

A pandemia traz-nos desafios profundos – distanciamento, medo, irritabilidade, incerteza, ansiedade, depressão e outras emoções destruturantes. Com o nível 1 de Reiki aprendemos a cuidar de nós mesmos e a fortalecer-nos numa filosofia de vida, mas o nível 2 de Reiki traz-nos uma imersão na prática, nos conceitos e ainda a importância de saber cuidar à distância.

A pandemia e a prática do nível 2 de Reiki

O nível 2 de Reiki é, em japonês, chamado de Okuden, que significa os segundos ensinamentos. É a continuação natural da prática de nível 1 e está assente nos seguintes conceitos:

  1. Aprofundamento da filosofia de vida;
  2. Desenvolvimento do byosen;
  3. Tratamento ausente;
  4. Mudança de hábitos;
  5. Cuidado dos outros.

Aprofundamento da filosofia de vida

Iniciaste uma prática contínua dos cinco princípios e essa é a base estruturante do Usui Reiki Ryoho. São eles que te trazem a “melhoria do corpo e da mente“.

Estes cinco princípios ajudaram-nos a cultivar harmonia, confiança, gratidão, diligência e bondade, mas com o nível 2 vamos levá-los a outro patamar e compreender que causas nos levam a questões que nos inquietam. Este é o nível para começarmos a compreender as causas das nossas condições.

Desenvolvimento do byosen

Com a aprendizagem dos símbolos, terás três ferramentas novas para trabalhar a energia e elas irão ajudar-te a compreender o byosen, ou seja, a irradiação do desequilíbrio – em ti e nos outros. É uma imersão muito profunda na prática e por isso mesmo o segundo nível é aquele que nos poderá trazer mais transformação.

Podemos praticar anos a fio e mesmo assim, não saberemos ainda a totalidade do seu significado e potencial.

Tratamento ausente

Terás uma técnica extraordinária que é o envio de Reiki à distância, que em japonês representa o “Tratamento Ausente”. Aqui aprenderás a tratar as tuas próprias questões, sem tempo, nem espaço como limite, mas também aprenderás a tratar os outros e todos os seres vivos. É verdadeiramente uma ferramenta muito importante para estes tempos de pandemia.

Mudança de hábitos

Muitas emoções negativas surgem com a pressão da pandemia e da situação social, por isso mesmo vamos praticar o Seiheki Chiryo, para a mudança de hábitos que nos possam estar a ancorar em situações que não são as mais apropriadas para nós e para os outros.

Cuidado dos outros

Com este nível irás aprofundar a tua prática terapêutica e assim promover o cuidado dos outros através do voluntariado. Em tempos de pandemia, a nossa ética e cuidado precisam ser ainda mais observadas, seguindo as indicações da DGS, mas permitindo também cuidar dos outros, com mais competência, saber e entendimento.

Este é mesmo o nível para promoveres a abertura do teu coração ao voluntariado.

O nível 2 de Reiki traz grandes aprendizagens para a nossa vida e um potencial gigantesco. Se quiseres, podes ficar por este nível, pois ele irá dar-te momentos maravilhosos de prática.

Só por hoje… vale a pena praticar e todos juntos lutarmos contra os efeitos desta pandemia.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.