A importância do nível 2 de Reiki em tempos de pandemia

A pandemia traz-nos desafios profundos – distanciamento, medo, irritabilidade, incerteza, ansiedade, depressão e outras emoções destruturantes. Com o nível 1 de Reiki aprendemos a cuidar de nós mesmos e a fortalecer-nos numa filosofia de vida, mas o nível 2 de Reiki traz-nos uma imersão na prática, nos conceitos e ainda a importância de saber cuidar à distância.

A pandemia e a prática do nível 2 de Reiki

O nível 2 de Reiki é, em japonês, chamado de Okuden, que significa os segundos ensinamentos. É a continuação natural da prática de nível 1 e está assente nos seguintes conceitos:

  1. Aprofundamento da filosofia de vida;
  2. Desenvolvimento do byosen;
  3. Tratamento ausente;
  4. Mudança de hábitos;
  5. Cuidado dos outros.

Aprofundamento da filosofia de vida

Iniciaste uma prática contínua dos cinco princípios e essa é a base estruturante do Usui Reiki Ryoho. São eles que te trazem a “melhoria do corpo e da mente“.

Estes cinco princípios ajudaram-nos a cultivar harmonia, confiança, gratidão, diligência e bondade, mas com o nível 2 vamos levá-los a outro patamar e compreender que causas nos levam a questões que nos inquietam. Este é o nível para começarmos a compreender as causas das nossas condições.

Desenvolvimento do byosen

Com a aprendizagem dos símbolos, terás três ferramentas novas para trabalhar a energia e elas irão ajudar-te a compreender o byosen, ou seja, a irradiação do desequilíbrio – em ti e nos outros. É uma imersão muito profunda na prática e por isso mesmo o segundo nível é aquele que nos poderá trazer mais transformação.

Podemos praticar anos a fio e mesmo assim, não saberemos ainda a totalidade do seu significado e potencial.

Tratamento ausente

Terás uma técnica extraordinária que é o envio de Reiki à distância, que em japonês representa o “Tratamento Ausente”. Aqui aprenderás a tratar as tuas próprias questões, sem tempo, nem espaço como limite, mas também aprenderás a tratar os outros e todos os seres vivos. É verdadeiramente uma ferramenta muito importante para estes tempos de pandemia.

Mudança de hábitos

Muitas emoções negativas surgem com a pressão da pandemia e da situação social, por isso mesmo vamos praticar o Seiheki Chiryo, para a mudança de hábitos que nos possam estar a ancorar em situações que não são as mais apropriadas para nós e para os outros.

Cuidado dos outros

Com este nível irás aprofundar a tua prática terapêutica e assim promover o cuidado dos outros através do voluntariado. Em tempos de pandemia, a nossa ética e cuidado precisam ser ainda mais observadas, seguindo as indicações da DGS, mas permitindo também cuidar dos outros, com mais competência, saber e entendimento.

Este é mesmo o nível para promoveres a abertura do teu coração ao voluntariado.

O nível 2 de Reiki traz grandes aprendizagens para a nossa vida e um potencial gigantesco. Se quiseres, podes ficar por este nível, pois ele irá dar-te momentos maravilhosos de prática.

Só por hoje… vale a pena praticar e todos juntos lutarmos contra os efeitos desta pandemia.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.