Porque colocamos as mãos juntas em gassho?

Gassho significa dedos juntos, mãos juntas, mas em diferentes culturas podemos ter diferentes interpretações. No ocidente podemos pensar que a pessoa está a rezar, no oriente, que há uma atitude de respeito.

No Usui Reiki Ryoho, colocamos as mãos em Gassho para três práticas.

As mãos em Gassho e como nos podem ajudar a desenvolver a prática de Reiki

Quando colocas as mãos em Gassho podes estar a trabalhar muito – interiormente contigo mesmo e também muito com a energia.

Os três objetivos de colocar as mãos em Gassho:

  1. Respeito

    Quando nos cumprimentamos, quando agradecemos, podemos colocar as mãos em Gassho. É uma postura habitual de todos os praticantes. Não precisamos dizer nada, basta estarmos com as mãos assim e, se quisermos, curvar ligeiramente.
    Esta postura com o curvar é uma prática japonesa de respeito para com outra pessoa.

  2. Interioridade

    Colocamos as mãos em Gassho para nos virarmos para dentro, para estarmos em coerência de mente e coração. É um momento em que me ligo a mim mesmo e também à vida que me rodeia e nutre.

  3. Percepção

    Colocamos as mãos em Gassho para sentirmos a energia. Há quem sinta a percorrer o corpo, há quem sinta através de irradiações da energia nas mãos.
    Se tiveres dificuldade em sentir energia, então pratica diariamente 20 minutos de posição Gassho e presta atenção às tuas mãos.
    Quanto mais desenvolvemos esta percepção, mais vamos sentindo a energia que está em nós, que nos rodeia e que também os outros irradiam.

As mãos em Gassho podem também ser usadas para praticar a técnica Gassho Kokyu Ho, que é uma técnica meditativa para restaurar a nossa energia vital e a energia da nossa aura.

Colocar as mãos em Gassho é uma prática de Reiki, com três sentidos interligados e importantes. Não rezamos, não invocamos nada, apenas aprendemos a sentir, conectamo-nos a nós próprios e demonstramos respeito.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.