Autotratamento

O que é um autotratamento Reiki

A todos os praticantes de Reiki é dito para fazerem o seu autotratamento, mas o que é em concreto e para que serve?

O que é e qual o propósito de um autotratamento Reiki

A aplicação da energia que o Mestre Usui descobriu no Monte Kurama, em Quioto, é feita em nós mesmos através de uma técnica extraordinária à qual chamamos “autotratamento” ou “autocuidado”.

Nos ensinamentos do Mestre Usui e Hayashi, compreendemos que o autotratamento se fundamentava no byosen, no compreender o que estava mal em nós e tratar. Pode parecer simples, mas não, é profundo, complexo, exigente. Requer de nós atenção, entendimento do que é a energia e a sua irradiação.

Quando o Usui Reiki Ryoho se difundiu no ocidente, aliás, nos Estados Unidos da América, houve uma necessidade de esquematizar o que era a fazer. É uma questão cultural americana, assim compreendiam melhor o que havia a fazer. Por um lado tem vantagens, ajudar a tratar o corpo por completo, mas para imensos praticantes é um bloqueio. Adormecem, não lhes apetece fazer da barriga para baixo, não chegam aos pés, é muito demorado, entre muitas outras situações que encontram.

O autotratamento surge como o cumprimento da “Medicina Espiritual para muitas doenças“, ou seja, o tratamento através de energia, para todas as condições, pois nós não temos promessa de cura, a energia é passiva e apenas auxilia a pessoa na sua própria homeostasia.

Compreendendo isto, percebemos que o autotratamento é aplicado para o nosso equilíbrio e harmonia.

O autotratamento ao longo dos vários níveis

Com o nível 2 e 3 aprendes símbolos que representam as várias frequências e propósitos da energia reiki. Então surge a grande oportunidade de aprofundá-los com o autotratamento. Segue sempre as indicações do teu mestre e sempre que sintas necessidade, experimenta aplicá-los nas tuas posições. Por exemplo, porque não um símbolo por dia, ou num conjunto de dias?

Desta forma irás ter “intimidade” com a energia e compreender o efeito que faz em ti.

Poderás ler em Reiki Guia para uma Vida Feliz como eram desenhados os símbolos pela Mestre Takata e compreender como depois surgiram variações dos mesmos. É muito importante perceber que os símbolos são formas de aprendermos e praticarmos, mas não devem tornar-se dependências à nossa prática e crescimento.

Autotratamento sem vontade

Dizia o Mestre Usui que o seu Usui Reiki Ryoho é para “A melhoria do corpo e da mente“. Então há ainda mais uma razão profunda para praticares, saberes que te poderá ajudar a compreender os teus bloqueios e auxiliar o corpo, mente e coração no seu equilíbrio e harmonia.

Aplicar o autotratamento sem vontade, não vale a pena. Claro que sempre flui energia e é melhor do que nada, mas já viste que por não estares presente no que estás a fazer podes perder oportunidades incríveis de perceber questões que tens?

Reflete sobre o Só por hoje… e nem que faças apenas uma posição… cinco minutinhos, mas entrega-te ao que estás a fazer… só por hoje!

Então como fazer o autotratamento?

Em primeiro lugar, segue o que o teu mestre te indicou, pois são as suas indicações que solidificam o caminho que estás a fazer. Depois, lembra-te que a prática de Reiki não é apenas de 21 dias, esse era um conceito para os americanos se aplicarem até fazerem o nível seguinte, mas hoje compreendemos que Reiki é para a vida. Assim como lavas os dentes todos os dias, também todos os dias deves cuidar de ti.

A prática do autotratamento não deve ser feita como um ritual religioso, ou como um dever. Não, é uma oportunidade lindíssima para cuidares de ti mesmo, para te sentires e entenderes.

Experimenta aplicar os cinco princípios no teu autotratamento. Experimenta só uma posição durante 30 minutos. Trata só os chakras, entre muitas muitas ideias. Repara que se fizeres sempre o mesmo, podes começar a cair num automatismo que te faz perder noção do que se possa estar a passar contigo.

Praticar Reiki é viver com a prática, é aplicá-la em todas as circunstâncias. Aplica Reiki enquanto estás numa reunião, enquanto esperas o autocarro, quando te sentes nervoso, entre muitas outras situações. Vive Reiki… Só por hoje.

Podes ler mais sobre o autotratamento e a aplicação no dia-a-dia, em Reiki é Simples.

REIKI

Viver em respeito pelas diferentes práticas

A prática de Reiki foi seguindo vários percursos ao longo do tempo, com perspetivas pessoais. É muito importante respeitarmos as decisões dos vários sistemas e também os ensinamentos do Mestre Usui e Hayashi. Seguindo os preceitos, tudo faz sentido quando é praticado Reiki.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.