O que é um autotratamento Reiki

A todos os praticantes de Reiki é dito para fazerem o seu autotratamento, mas o que é em concreto e para que serve?

O que é e qual o propósito de um autotratamento Reiki

A aplicação da energia que o Mestre Usui descobriu no Monte Kurama, em Quioto, é feita em nós mesmos através de uma técnica extraordinária à qual chamamos “autotratamento” ou “autocuidado”.

Nos ensinamentos do Mestre Usui e Hayashi, compreendemos que o autotratamento se fundamentava no byosen, no compreender o que estava mal em nós e tratar. Pode parecer simples, mas não, é profundo, complexo, exigente. Requer de nós atenção, entendimento do que é a energia e a sua irradiação.

Quando o Usui Reiki Ryoho se difundiu no ocidente, aliás, nos Estados Unidos da América, houve uma necessidade de esquematizar o que era a fazer. É uma questão cultural americana, assim compreendiam melhor o que havia a fazer. Por um lado tem vantagens, ajudar a tratar o corpo por completo, mas para imensos praticantes é um bloqueio. Adormecem, não lhes apetece fazer da barriga para baixo, não chegam aos pés, é muito demorado, entre muitas outras situações que encontram.

O autotratamento surge como o cumprimento da “Medicina Espiritual para muitas doenças“, ou seja, o tratamento através de energia, para todas as condições, pois nós não temos promessa de cura, a energia é passiva e apenas auxilia a pessoa na sua própria homeostasia.

Compreendendo isto, percebemos que o autotratamento é aplicado para o nosso equilíbrio e harmonia.

O autotratamento ao longo dos vários níveis

Com o nível 2 e 3 aprendes símbolos que representam as várias frequências e propósitos da energia reiki. Então surge a grande oportunidade de aprofundá-los com o autotratamento. Segue sempre as indicações do teu mestre e sempre que sintas necessidade, experimenta aplicá-los nas tuas posições. Por exemplo, porque não um símbolo por dia, ou num conjunto de dias?

Desta forma irás ter “intimidade” com a energia e compreender o efeito que faz em ti.

Poderás ler em Reiki Guia para uma Vida Feliz como eram desenhados os símbolos pela Mestre Takata e compreender como depois surgiram variações dos mesmos. É muito importante perceber que os símbolos são formas de aprendermos e praticarmos, mas não devem tornar-se dependências à nossa prática e crescimento.

Autotratamento sem vontade

Dizia o Mestre Usui que o seu Usui Reiki Ryoho é para “A melhoria do corpo e da mente“. Então há ainda mais uma razão profunda para praticares, saberes que te poderá ajudar a compreender os teus bloqueios e auxiliar o corpo, mente e coração no seu equilíbrio e harmonia.

Aplicar o autotratamento sem vontade, não vale a pena. Claro que sempre flui energia e é melhor do que nada, mas já viste que por não estares presente no que estás a fazer podes perder oportunidades incríveis de perceber questões que tens?

Reflete sobre o Só por hoje… e nem que faças apenas uma posição… cinco minutinhos, mas entrega-te ao que estás a fazer… só por hoje!

Então como fazer o autotratamento?

Em primeiro lugar, segue o que o teu mestre te indicou, pois são as suas indicações que solidificam o caminho que estás a fazer. Depois, lembra-te que a prática de Reiki não é apenas de 21 dias, esse era um conceito para os americanos se aplicarem até fazerem o nível seguinte, mas hoje compreendemos que Reiki é para a vida. Assim como lavas os dentes todos os dias, também todos os dias deves cuidar de ti.

A prática do autotratamento não deve ser feita como um ritual religioso, ou como um dever. Não, é uma oportunidade lindíssima para cuidares de ti mesmo, para te sentires e entenderes.

Experimenta aplicar os cinco princípios no teu autotratamento. Experimenta só uma posição durante 30 minutos. Trata só os chakras, entre muitas muitas ideias. Repara que se fizeres sempre o mesmo, podes começar a cair num automatismo que te faz perder noção do que se possa estar a passar contigo.

Praticar Reiki é viver com a prática, é aplicá-la em todas as circunstâncias. Aplica Reiki enquanto estás numa reunião, enquanto esperas o autocarro, quando te sentes nervoso, entre muitas outras situações. Vive Reiki… Só por hoje.

Podes ler mais sobre o autotratamento e a aplicação no dia-a-dia, em Reiki é Simples.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

REIKI

Viver em respeito pelas diferentes práticas

A prática de Reiki foi seguindo vários percursos ao longo do tempo, com perspetivas pessoais. É muito importante respeitarmos as decisões dos vários sistemas e também os ensinamentos do Mestre Usui e Hayashi. Seguindo os preceitos, tudo faz sentido quando é praticado Reiki.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.