Funcionários do Hospital Municipal de Maracanaú serão capacitados em terapia integrativa Reiki

Reiki tornou-se possibilidade para quem procura, dentre as terapias integrativas, uma complementação no tratamento da Covid-19.

Publicado a 25/08/2020 no jornal digital O Povo Online.

Funcionários do Hospital Municipal de Maracanaú serão capacitados em terapia integrativa Reiki

Nesta quarta-feira, 26, os funcionários do Hospital Municipal de Maracanaú recebem reikianos do Mundo Akar para capacitação na terapia integrativa. Além da formação, reikianos aplicarão a técnica em pacientes e colaboradores no local. O hospital é uma das unidades do Estado do Ceará que oferta práticas integrativas por meio do Sistema Único de Saúde. No dia 3 de agosto, encerrou as atividades de 36 leitos clínicos destinados ao tratamento do novo coronavírus (Covid-19).

A direção do hospital já utilizava o tratamento em pacientes que estavam internados na unidade. A terapeuta reikiana do Mundo Akar Rossana Schiarantolla conta que quem estava internado avaliou bem a técnica e, a partir daí, surgiu a ideia de capacitar o corpo clínico. “De pronto, nossa sugestão foi atendida. O objetivo é formar os colaboradores para que eles possam aplicar reiki em outros doentes e nos demais colegas de trabalho, formando assim novos reikianos”, comentou ela.

Em maio, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou utilização de práticas integrativas e complementares, como homeopatia, acupuntura, fitoterapia, florais e reiki, no tratamento da Covid-19. As práticas integrativas e complementares, as chamadas PICs, estão no SUS desde 2006. Atualmente, são ofertadas 29 delas, mas a organização dos serviços depende da adesão dos municípios. São atividades que podem ser feitas individual ou coletivamente. As terapias também são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que orientou aos países a adoção de tais terapias nos seus sistemas nacionais de saúde.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.