2020 - Esforço Correto,  Filosofia de Vida

Só por hoje, Sou Bondoso – Cinco princípios para a nossa Coerência

A bondade é a grande aprendizagem da humanidade. Pode parecer fácil ser bondoso, mas como o fazer até para connosco, ou para com aqueles que nos tratam mal ou prejudicam a humanidade?

Aprofundar esta perspetiva é um passo gigantesco para a nossa coerência.

O quinto princípio de Reiki para a coerência

Amor é sempre uma boa forma de aproximação. Não falo daquele amor sentimental ou romântico, mas sim do entendimento e respeito que amor representa. Esse ato de amor é um ato de bondade, de cuidado e quando o fazemos para connosco, é tão belo, tão bom e tão saudável.

Se conseguirmos dar a nós mesmos todo aquele amor que conseguimos dar aos outros, seremos as pessoas mais coerentes de todos os tempos e há uma razão para o fazermos – por bondade.

Este quinto princípio é um tesouro inimaginável ao alcance de todos nós e traz-nos também as maiores recompensas. Se queres um truque para seres coerente no que pensas, sentes e ages, então é seres bondoso para contigo mesmo.

Então, temos pelo menos três formas de aplicarmos o ser bondoso para a nossa coerência:

  1. Avaliar e não julgar

    A autocrítica pode ser destrutiva, a avaliação, o pesar, pode ser saudável com o olhar atento e compassivo da bondade.

  2. Equilibrar com bondade

    Nem só pensar, nem só sentir. A bondade pode também ajudar-te a dar voz a ti mesmo, a escutares os pensamentos e os sentimentos equitativamente. Pensar e Sentir faz parte de nós.

  3. Abraçar o conhecido e o desconhecido

    Por vezes temos medo dos nossos pensamentos e sentimentos. Com bondade, aceita, abraça e não tenhas medo de identificar os pensamentos e sentimentos que surgem. Abraça-os com bondade, dá voz ao que é construtivo e recicla o que não faz sentido.

Ser coerente não é fácil, principalmente porque não nos ensinam a ser. Muitas vezes alguém aponta o dedo e diz “não és nada coerente”, mas então onde se aprende a ser?

É uma boa reflexão para todos nós, que precisa encontrar espaço com harmonia, confiança, gratidão, honestidade e bondade. Só por hoje, vale a pena praticar… e ser coerente.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.