
Só por hoje, Confio – Cinco Dias para a nossa Coerência
A confiança em nós próprios está sempre a ser desafiada. Cada situação é confrontada pela pergunta – “serei capaz? E se não for? E se não consigo?”.
Mesmo as pessoas de muito sucesso ou que parece que sempre conseguem tudo, muitas vezes manifestam estas perguntas e, apesar de continuarem a conseguir, há um pequeno veneno em si que as vai corroendo cada vez mais.
O segundo princípio de Reiki para a coerência
A coerência é muito importante para a nossa autoconfiança. Ela ajuda mente e coração a recordar-se, assim como a perspetivar. Ao longo da nossa vida conseguimos muitas coisas, umas valorizamos e outras nem prestamos atenção, recordar a nossa experiência pode ser um bom exemplo para o nosso presente “eu consegui”.
Aceitar que somos capazes é também reconhecer e reforçar o nosso amor próprio. Como o podemos fazer?
Quando o Mestre Usui indicava “não te preocupes”, ele alertava para os perigos de nos entregarmos ao desespero por falta de confiança em nós, nos outros e na vida. Então, são estes três aspectos que precisamos abordar e, muitas vezes, sanar:
- Confiar em mim mesmo
Nascemos, alcançamos o maior de todos os prémios. Saber viver é relembrar constantemente esta vitória, o grande benefício que temos por estarmos vivos e compreender que os desafios, as contrariedades, fazem parte deste mesmo viver.
Não somos contrariados, somos orientados para o caminho correto. Saber isto faz-nos não desanimar e termos mais coragem para cada desafio. É uma chamada de atenção ao nosso interior, ao assumir da responsabilidade que devemos ter na vida. - Confiar nos outros
A confiança que entregamos aos outros é como um contrato. Como fazes os teus contratos? O que queres e o que dás em troca? É algo de igual para todos?
Há equilíbrio entre o dar e o receber?
Não podemos viver sem saber confiar nos outros, mas para isso precisamos também saber confiar em nós próprios. - Confiar na vida
Escuta a tua vida…
Tudo o que correu mal, o que te trouxe?
Que novas direções no caminho de vida te pediu?
Fizeste essas correções?
Tudo na vida tem que existir em harmonia, o que sai fora da harmonia a ela tem que regressar. Caos e Ordem estão em harmonia, nós é que não o conseguimos entender.
Quando encaramos a vida como um amigo e não como um inimigo, tudo parece ter um outro sentido e a coerência expande-se de nós à vida e à forma de nela estarmos.

Só por hoje, vale a pena confiar em nós mesmos, aprender a confiar nos outros e apreciar a confiança na vida.

