2020 - Esforço Correto,  Reiki

O desapego é liberdade, na verdade é viver sem agarrar o que não interessa

Muito ouvimos falar em desapego, mas também muitas vezes o conceito é empregue de forma errada ou traz-nos uma sensação de desinteresse e egoísmo.

O que será que realmente o desapego significa e como o poderemos empregar corretamente?

O desapego…

Imagina que há uma pessoa que consideravas tua amiga que te trata de forma desconsiderada. Essa desconsideração traz-te dúvida “mas porque faz isso?”, “mas o que eu possa ter feito?”, “mas porque me magoa?”. Tentas compreender o que se passa, mas tudo parece bem, mas sabes que nada está bem. Então, a tua mente começa a agarrar-se cada vez mais a essa situação, que faz surgir emoções como a tristeza, a mágoa e… mesmo a raiva.

Algumas vez tiveste uma situação destas?

O ficar agarrado à situação é o que podemos chamar de apego. É um agarrar que parece sair fora do nosso controlo racional. Este apego, este agarrar, surge porque há algo que não conseguimos compreender e isso faz-nos parar na vida. A partir daqui, surge uma irrequietude, um desassossego na nossa mente, que transborda para a vida.

Com esta situação que tantos de nós vivemos muitas vezes, encontramos a definição de apego.

Quando, finalmente, a tua consciência se consegue sobrepor à dor das emoções e dos pensamentos confusos e decide que o agarrar não tem significado e apenas nos magoa a nós próprios, então encontramos o significado de desapego.

Será que podemos considerar o desapego como uma opção de liberdade? Sim, é a liberdade em relação às ilusões.

Desapegar é uma atitude que apenas pode ser feita conscientemente. Acharmos que cortamos relações com alguém, estando com raiva no nosso coração, não é desapego, pelo contrário estaremos a criar um apego ainda maior por estar oculto.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Proprietário e Editor Geral da Revista Reiki & Yoga. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.