A profundidade de Só por Hoje

O Mestre Usui começava os seus princípios com “Kyo Dake Wa”… Só por hoje. De 1922 aos nossos dias, qual a verdadeira importância desta indicação?

Só por hoje

Felizmente, muito ouvimos falar de mindfulness (principalmente a partir dos anos 70), atenção plena, aqui e agora, etc… são chamadas de atenção a termos uma atitude cada vez mais consciente e presente.

Só por hoje é um pedido, uma indicação… um comando!

Está presente no que fazes.

E o que nos pede o Mestre Usui para fazermos e estarmos?

Realmente não parece nada de especial estarmos presentes, mas quantas vezes realmente conseguimos estar? Não só para os outros, mas também para nós próprios?
Este pedido do Mestre Usui é, na verdade, um dos exercícios mais difíceis de concretizarmos, isto porque nos pede presença para cinco aspetos do nosso estar na vida que são verdadeiros desafios.

  1. Só por hoje… sou calmo

    Estou presente em mim para compreender como sinto a minha paz interior, os meus pensamentos que geram essa mesma paz e a forma como ajo no vida. Estou presente na vida que me rodeia, atento à harmonia necessária.

  2. Só por hoje… confio

    Estou presente nas minhas incertezas, assim como nas incertezas dos outros. Reconheço a dúvida e estou atenta a ela. Ajudo-me e ajudo os outros cultivando confiança genuína.

  3. Só por hoje… sou grato

    Estou presente em cada momento, bom, mau, neutro. Estou consciente de que a vida não me quer mal e que eu, como ser integrante dela mesma, devo compreender o meu caminho correto e incorreto, entendendo que também os outros o poderão fazer a determinada altura da sua vida. Agradeço constantemente, não como forma de evitar algo mau, ou por medo, mas agradeço por genuína vivência e partilha de vida.

  4. Só por hoje… trabalho honestamente

    Estou presente na minha ação, consciente do que faço e também estou presente na ação que o outro faz e da qual participo. Sou assim um verdadeiro participante na vida, diligente para o que realmente importa.

  5. Só por hoje… sou bondoso

    Estou presente na necessidade e no sofrimento, assim como na alegria e no amor. A bondade tudo permeia e transparece.

Pratica, só por hoje. As duas mãos juntas, mente e coração unidos, Reiki em ação.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.