2020 - Esforço Correto,  Reiki

Porque um Mestre de Reiki é uma pessoa como qualquer outra e o respeito não implica dependência

Ao longo dos tempos vamos verificando como seguir obstinadamente uma pessoa nos pode levar à desilusão. Umas vezes seguimos porque acreditamos naquela pessoa como um exemplo, outras porque apenas estamos perdidos e ali fomos acolhidos. Na verdade, precisamos sempre nos interrogar porque seguimos algo ou alguém, o que isso nos traz para a vida e o que nos leva a dar de volta.

Respeito não é dependência

A prática de Reiki começa com as mãos em gassho, as mãos juntas e esse é um sinal de respeito. No Usui Reiki Ryoho, existem níveis que distiguem a aprendizagem, mas não existe a diferenciação entre os praticantes.

Podemos achar que quando se faz o último nível, o Gokukaiden, que chegamos ao fim… mas na verdade, apenas começamos a longa jornada da vida. Então, porque nos considerarmos melhor que os outros?

Quanto mais aprendemos, mais nos devíamos formar, mas como compreender isso observando a razão pela qual o Mestre Usui criou o seu método?

Pelas suas palavras, mesmo em 1922 as pessoas precisavam reconstruir e melhorar a sua vida, interior e exteriormente, da mesma forma nos dias de hoje o precisamos fazer.

Reflexões sobre porque precisamos seguir alguém?

  1. Tens confiança em ti mesmo, ou necessitas da aprovação de outra pessoa?
  2. Sentes que pensas por ti e os teus valores conseguem guiar-te, ou precisas que outro te dê continuamente essas indicações?
  3. O que pensas, sentes e fazes está em coerência, ou precisas que alguém te indique o que é correto ou errado?

Estas são apenas três simples questões, mas que representam muitas profundas reflexões. Não há nada de errado em pertenceres a um grupo, a teres alguém que te oriente, que te ensine, mas poderá haver algo de errado se colocas toda a tua felicidade nessa pessoa, ou todas as indicações para a tua vida.

A prática de Reiki, como ensinada pelo Mestre Usui, indica respeito individual e coletivo, crescimento e aprimoramento. Qualquer um desses valores, qualquer uma dessas direções de caminho, não implicam subserviência, mas sim respeito… individual e coletivo.

Ser Mestre de Reiki é ser um praticante, ser praticante de Reiki é cumprir os cinco princípios. Todos começamos com as mãos em gassho, as mãos juntas… só por hoje.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Juliana

    João! Que texto maravilhoso. Ministro cursos de Reiki aqui em Blumenau/SC Brasil e sempre falo isso aos Reikianos. Estudem, lutem, treinem. Não fiquem presos a mim, questionem até mesmo o que eu falo. Busquem aquilo que faça seu coração vibrar. O mestre, o guru sempre está dentro de você! Gratidão. Isso alivia o coração de todos!!! Abraço

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.