Energia Vital, mãos de luz, dedos brilhantes – uma perspetiva oriental para um coração puro e sincero

Acredito que todos nós pretendemos um caminho melhor, a correção dos nossos erros e uma vida mais pacífica e feliz. Gostaríamos de ser, fazer cada vez melhor e quando tomamos consciência de tal, escolhemos os melhores sapatos e equipamento para o caminho a fazer. Nós, praticantes de Reiki, temos um equipamento leve, mas resiliente, protetor, mas que requer cuidados e atenção.

A prática de um coração puro e sincero – a ponte entre o oriente e o ocidente

Quando começamos a praticar, percebemos que precisamos praticar ainda mais, que já não são 21 dias, mas uma vida inteira. Do nosso coração brota uma nova vontade que pode ajudar os nossos pensamentos. Das nossas mãos emana energia. Mas o que é preciso para que esta energia seja mais eficaz o que ela realmente representa como valor humano?

Dedos Brilhantes

Fazer com que os nossos dedos emitam raios de luz pode parecer impossível, mas esta habilidade para a emissão da luz não está apenas ao alcance dos budas e dos bodhisattvas. Qualquer pessoa com um coração puro e sincero pode irradiar a luz.

Quer encorajemos ou consolemos os outros, as nossas bocas emitem uma luz conforme o nosso discurso vai iluminando o seu caminho; quando fazemos com que as circunstâncias sejam mais favoráveis para os outros, iluminamos o mundo com as nossas mãos. Quando sorrimos compassivamente para os outros, as nossas caras irradiam luz! Quando damos felicidade e confiança aos outros, aqui ou em qualquer lugar, permitimos que eles sintam a pureza da nossa sabedoria – emitindo luz tanto no interior como no exterior. 

Não só conseguimos brilhar quando diminuímos o nosso egoísmo, ganância, ódio e argumentatividade, como a nossa luz também é capaz dissipar a escuridão e de iluminar os outros. É desta forma que todos são um corpo luminescente.

— retirado de Comentários de Hsing Yun Sobre as Alegorias

Este texto do Ven. Mestre Hsing Yun traz-nos profundas reflexões sobre as nossas questões de vida.

  1. Qualquer pessoa pode irradiar a luz, não é impossível e não está ao alcance de poucos, mas sim disponível para todos;
  2. Ao falar boas palavras, de encorajamento ou consolo, emitimos essa mesma luz;
  3. Quando ajudamos os outros a ter uma vida mais feliz, também iluminamos o mundo;
  4. O nosso sorriso sincero pode irradiar a mesma luz;
  5. A felicidade e confiança com que empoderamos os outros, emanam também essa luz;
  6. Para brilhar mais, precisamos diminuir o nosso egoísmo, ganância, ódio e argumentatividade, ou seja, os venenos da nossa mente;
  7. Da mesma como como somos uma luz para nós próprios, também o conseguimos ser para os outros.

O Mestre Usui nunca associou o seu método, o Usui Reiki Ryoho a qualquer religião ou movimento espiritual, foi algo de grande sabedoria, mas reconhecemos na cultura oriental, todos os fundamentos da nossa prática, como é natural.

Se olhares para o texto com atenção, encontrarás as bases dos cinco princípios e a essência da “melhoria do corpo e da mente”.

E o que é esta luz de que fala o texto? A melhor energia que todos nós podemos ter, uma energia vital que nos mostra a harmonia e equilíbrio entre tudo o que somos e tudo o que é a vida.

Refletir naquilo que nos torna melhores, não é seguir determinado movimento, mas é plantar em nós boas sementes naquele que é o belo jardim do nosso coração.

A nossa prática é uma ação equilibrada entre o fazer a nós mesmos e o fazer aos outros, o trabalhar em nós a filosofia de vida e o aplicar e partilhar com os outros esses mesmos conceitos.

Em tempos que são exigentes, mais de nós é exigido, mais nos devemos aprimorar, mas sempre com harmonia, autoconfiança, gratidão, honestidade e bondade. Reiki não é uma exigência, é uma suavidade que nos conduz.

No livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz, poderás aprofundar este tema e ainda encontrar a meditação para cultivar um coração puro e sincero.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip Flipbook Help documentation.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.