Cuidar das crianças – uma reflexão com os poemas do Imperador Meiji

Se as crianças são o futuro da humanidade, os seus pais são a base e os pilares desse mesmo futuro. O que passamos às nossas crianças, poderá ser muito significativo para o seu futuro, mas será que tudo depende apenas da nossa educação?

Cuidar das crianças

O Imperador Meiji escreveu o poema “Crianças”, que faz parte de um dos 125 poemas escolhidos pelo Mestre Mikao Usui, para a nossa reflexão sobre a filosofia de vida e tomada de consciência. Neste poema, o #73, podemos ler:

As crianças podem tornar-se boas ou más, da mesma forma como um jovem rebento de bambu se inclina em todos os sentidos.
Espero que as cries bem.

Imperador Meiji

Neste reflexão os pais são como o solo que dá os bons nutrientes para um bambu crescer forte e saudável. Esse solo é imprescindível, assim como o papel dos pais na educação das suas crianças, no entanto, assim como o bambu que cresce, fica alto e também à mercê do vento e dos elementos, também a criança cresce e acaba não dependendo apenas do seu solo… há todo um mundo que a rodeia.

Hoje encontramos as crianças mais hábeis e fazer muito mais do que fazíamos, mas também encontramos crianças com défice de atenção, hiperatividade, entre outras muitas coisas que alteram significativamente a sua saúde mental.

Sempre tentamos fazer o nosso melhor, mas isso não quer dizer que as boas sementes e o bom solo que tentamos passar, germinará, pois cada criança tem também em si uma opção de escolher.

Então, estas situações ensinam-nos que não conseguimos controlar tudo e que querermos fazer sempre tudo de melhor nem sempre leva ao melhor caminho, principalmente quando não nos escutamos a nós próprios. Quando isso acontece, depois vemos os pais tristes por os filhos os “abandonarem”, ou vemos os filhos tristes por os pais não lhes darem o apoio que precisam, num momento em que já deviam ser autónomos.

Parece que criar uma criança, hoje em dia, não se tornou mais fácil, mas sim mais complexo.

Criar bem uma criança, o que isso poderá querer dizer pela prática de Reiki?

Sem dúvida que estimular a criar harmonia em si e nas suas relações; Promover a descoberta da sua autoconfiança e também a capacidade de ajudar os outros a confiarem em si mesmos; A despertarem a gratidão por todas as coisas na sua vida e a reconhecerem as lições preciosas que surgem; A serem honestos e diligentes na vida e naquilo que é verdadeiramente importante; A viverem em bondade, não se esquecendo de si, nem dos outros.

Podes também encontrar vários exemplos de prática em crianças no livro Reiki para Crianças e Pais.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.