2020 - Esforço Correto,  Reiki

Como tratares a tua raiva com Reiki

Só por hoje sou bondoso parece ser o antídoto correto para a raiva, mas nem sempre funciona. A raiva pode enraizar-se em nós de uma forma destrutiva, mas também silenciosa.

A raiva e o autotratamento

A raiva é uma inquietação que pode surgir de várias condições como um ataque à integridade, tensão interior, pressão contínua, revolta, injustiça, entre muitas outras.

A raiva vem de uma incompreensão – não percebemos porque algo acontece, parece que nada justifica o acontecimento perante a nossa escala de valores e entendimento. No entanto, somos nós que nos apegamos à raiva. Este ciclo de incompreensão, apego e inquietação, pode trazer-nos muitos maus momentos para o nosso dia-a-dia e, se continuado, para a nossa vida.

  1. Reconhece a situação e cria entendimento

    Reconhece a tua raiva, que situação a causou e o porque terá surgido.

  2. Pacifica o coração

    Coloca as mãos no Chakra Cardíaco.
    Imagina-te no centro do teu Chakra Cardíaco e leva a ele as tuas emoções de raiva.
    Acolhe-as com bondade e deixa-as partir de ti, como se fossem balões.
    Mantém-te no coração e feliz por estares contigo mesmo.

  3. Envia Reiki

    Às situações que te surgiram nas duas práticas anteriores, envia Reiki. Pacifica-as e leva a elas o teu melhor entendimento e o que necessitavas na altura.

  4. Aplica Reiki

    Quais as partes do teu corpo que a raiva afeta? Aplica Reiki nelas.
    Se quiseres, faz o seguinte como exemplo: imagina que sentes na cabeça. Coloca uma mão na cabeça e outra no chakra cardíaco. Recita os cinco princípios, como se fossem um bálsamo fresco, para o calor da raiva.

Também no teu autotratamento sobre a Raiva, reflete com os cinco princípios. Só recitar não basta e só pensar também não. Experimenta escrever:

Só por hoje, sou calmo… porque surge esta raiva? De onde? Porque? Que forma tem em mim?

Confio… Perdi a confiança no outro? Não tenho confiança em mim para resolver a situação harmoniosamente porque?

Sou grato… Que lições esta situação me traz? O que me faz crescer para ser feliz?

Trabalho honestamente… Quero falar comigo mesmo sobre este assunto, de forma aberta e transparente, expressando os meus pensamentos e sentimentos, dizendo tudo o que vejo que aconteceu e até o que não aconteceu.

Sou bondoso… o meu amor por mim é maior que qualquer sentimento de raiva. A raiva faz-me mal, o amor traz-me serenidade.

Experimenta escrever o que falas contigo mesmo. Encontra coerência e equilíbrio entre os teus pensamentos e sentimentos.

A raiva pode ser mesmo destrutiva e fará pior a ti, do que à pessoa ou situação da qual tens raiva. Não tragas esse mal a ti mesmo. Esta é uma condição que podes evitar.

Podes ler várias dicas práticas para muitas questões emocionais em Reiki é Simples.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.