Como seres o teu melhor amigo – Cinco Dicas para ti mesmo
Algumas situações na vida trazem-nos profunda dor e uma sensação de desamparo, deixamos de falar com nós próprios, deixamos de nos sentir, ficamos incoerentes, silenciosos para connosco e cada vez mais afastados.
Não existem soluções milagrosas, mas de mim para mim, há também um caminho a ser feito – o de ser o meu melhor amigo.
Como seres o teu melhor amigo em cinco dicas
Ser o meu melhor amigo é, sem dúvida, a jornada de vida que todos nós precisamos fazer. É o “remédio” natural para a falta de autoestima, autoconfiança e tantas outras incertezas e faltas em nós. Se é simples sermos os nossos melhores amigos? Sim e não. Apenas depende de nós, mas pelo meio podem estar muitos desaires da vida, muito lixo e más percepções de nós mesmos que fomos acumulando.
Então, aqui ficam cinco dicas para ti… experimenta.
- Entrega-te
A base da grande amizade é a entrega. Pensa no que te leva a ser um amigo genuíno de alguém e tenta fazer exatamente o mesmo para contigo. Rende-te a ti, como se te abraçasses, como se pudesses descansar em ti. Sente como a vida é boa em ti mesmo.
- Confia
Porque não confias em ti mesmo? Fizeste o mais difícil de tudo – o ter nascido!
Agora, é o tempo de realizares esse teu grande feito. A vida é uma jornada que fazes contigo. Aqui e acolá vais encontrado companheiros, mas apenas contigo mesmo fazes esse percurso do início ao fim e ainda mais além. - Agradece
Agradece por estares em ti mesmo, pela tua vida, pelos teus pensamentos genuínos e puros, pelos teus sentimentos humanos e elevados. Agradece pelos desafios que a vida coloca pois são eles que te levam mais longe. A gratidão é como um bálsamo para as feridas abertas.
- Sê honesto
Fala sempre contigo mesmo, sê o teu maior amigo. Observa o teu discurso, muitas vezes estás a relatar uma situação a ti mesmo, mas não exprimes o que realmente sentes e queres – porque não falas contigo?
A honestidade para connosco é aquela que nos permite viver em liberdade. - Ama-te a ti mesmo
No abraço, na confiança, na gratidão, na honestidade e diálogo para contigo mesmo, há algo que é como uma cola que tudo une – o amor sincero e incondicional.
Este amor é também uma aceitação, essa é a grande lição que tantas vezes é tão difícil compreender – para amarmos precisamos aceitar, respeitar e entender. Aplica isso mesmo a ti – aceita-te pois és único e extraordinário, respeita-te pois mereces e és digno, entende-te porque ajuda-te a crescer e a seres cada vez mais feliz.
Sermos o nosso maior amigo é um desafio, é um caminho, é a vida que merecemos viver em plenitude.
Poderás ler vários exercícios no livro Reiki, Meditação e Consciência.
|
Um comentário
Elsa Mourão
Obrigada por este ensinamento. Que bom aprender a ser o nosso melhor amigo