Até um caminho estreito pode ser de grande utilidade
Os poemas do Imperador Meiji fazem parte da nossa filosofia de vida. O Mestre Usui escolheu 125 entre milhares, para a reflexão dos seus alunos.
Em muitas situações da nossa vida, reclamamos que o nosso caminho é estreio, conturbado e cheio de pedras. O que terá a filosofia de vida do Usui Reiki Ryoho a dizer sobre isto?
O nosso caminho estreito pode afinal ser amplo
A nossa vida não é feita apenas de um único caminho, mas sim de vários caminhos que percorremos, até muitas vezes simultaneamente. No nosso interior, fazemos estradas para a nossa experiência. Podemos ter uma estrada emocional, uma estrada relacional, profissional, entre muitas outras.
E nesta diversidade de estradas, temos aquele caminho estreito que tanto nos custa.
Esse caminho estreito pode ter um significado profundo como o poema do Imperador Meiji.
O caminho ao longo do campo de arroz é estreito,
Imperador Meiji
Mas abre caminho para que outras pessoas possam passar.
Dá-te a ti mesmo e coopera com os outros.
Ver a utilidade de um caminho é um grande passo para o aproveitarmos genuinamente. Mesmo que o caminho seja estreito, ele é uma abertura num espaço a desbravar e tem uma utilidade para nós e para os outros. Se nos focarmos nos picos e nas pedras, apenas iremos apreciar as dores nos pés e pernas e aquelas farpas que nos ficam nas mãos e no coração. Mas se olharmos para o caminho estreito como uma oportunidade, então faremos dele o que quisermos.
Abre o teu coração a ti mesmo e aos outros, a aprendizagem árdua pode trazer um grande crescimento e aquilo que tanto nos custava, afinal parece ser algo tão leve que até nos traz contentamento.
O teu caminho, pode ainda facilitar o caminho dos outros – ninguém vive por si mesmo.
Poderás ler mais sobre o Imperador Meiji e os seus 125 poemas em Reiki Guia para Uma Vida Feliz.
|