2020 - Esforço Correto,  Artigos,  COVID-19,  Reiki em tempo de emergência

A prática de Reiki em tempo de desconfinamento, mas ainda nem tudo está bem

Desde 1 de Julho de 2020 que se apresentam três estados em relação à pandemia COVID-19, mas em qualquer um deles, não há mudança sobre como devem ser as regras de segurança para a prática de Reiki.

Querendo continuar a esclarecer os praticantes de Reiki, promovemos mais um resumo destas melhores práticas, pois a segurança e saúde de todos, depende também de ti.

A prática de Reiki em tempo de desconfinamento

Pensa nas seguintes regras como uma contribuição para a saúde de todos. Se és terapeuta ou Mestre de Reiki, por favor, no teu dia-a-dia, tem cuidado, evita os locais de risco e situações onde possam estar muitas pessoas, pois em causa estarão os teus familiares, utentes e/ou alunos que acompanhes.

É um tempo que pede de nós uma atitude de montanha e bambu – sermos fortes interiormente e flexíveis perante as adversidades. Não tenhas medo, no entanto, pratica em segurança.

Onde procurar a informação fidedigna e regras de segurança

Ler sempre as atualizações que são declaradas no site covid19.min-saude.pt

A Associação Portuguesa de Reiki e o seu Grupo de Segurança no Trabalho, têm um plano de desconfinamento e indicações para o regresso à atividade, que podem ser úteis a todos os praticantes de Reiki, por favor, leiam e usem.

No caso da terapia Reiki, o terapeuta deve:

  1. Usar sempre máscara;
  2. Manter o distanciamento social
  3. Deve ter bata de proteção;
  4. Luvas;
  5. A marquesa deve estar coberta;
  6. Entre cada sessão, todo o material deve ser descartado e a sala desinfetada.

O utente deve:

  1. Indicar se apresentou sintomas de COVID-19 ou se esteve perto de alguém infectado;
  2. Manter sempre máscara;
  3. Usar um cobre pés;
  4. Higienizar as mãos à entrada e saída do espaço;
  5. Pagar preferencialmente por via electrónica.

No caso da formação Reiki

  1. Indicar se apresentou sintomas de COVID-19 ou se esteve perto de alguém infectado;
  2. Deve ser aplicado o distanciamento social de 1,5 a 2 metros;
  3. Não pode haver ajuntamento de pessoas à entrada;
  4. Higienizar as mãos à entrada e saída do espaço, caso haja prática ou sintonização, usar sempre alcool gel;
  5. A prática de Reiki deve ser de 1 para 1 e se tal se verificar, deve a marquesa estar protegida e os praticantes devem ter luvas e máscara. Apesar da prática de Reiki ser de toque é recomendado evitar o toque por parte de alunos ou de roupa entrar em contacto com roupa. Como alternativa poderá apenas haver demonstração de como fazer e o aluno aplicará em casa. Infelizmente não é o ideal para a prática, mas a saúde e segurança de todos deve estar acima de tudo;
  6. O espaço deve ser higienizado após as aulas e todo o material descartável deitado fora.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/