2020 - Esforço Correto,  Imperador Meiji

A família como um todo onde todos têm uma voz e importância

Ao longo dos tempos o conceito de família foi mudando. Apesar de ainda termos muito enraizados conceitos rígidos sobre o papel de cada um, a maior parte das vezes inconscientemente, há mudanças óbvias que foram sendo feitas e outras que ainda precisam ser enraizadas.

Observando a crescente violência doméstica em tempo de pandemia, temos um alerta – na verdade, em termos formativos da sociedade, pouquíssimo foi feito. Sabemos que a mudança começa em nós, então como pode um praticante de Reiki transformar o seu conceito de família?

Uma família em igualdade

Muitos dos poemas do Imperador Meiji eram dirigidos à família e há um que pode servir muito bem para esta reflexão, o poema 100 – Mestre:

A casa aguenta-se firme graças ao pilar central.
A razão pela qual as famílias prosperam é porque existe um mestre, um líder da casa.

Imperador Meiji

Naturalmente que olhamos para estas palavras e surge o conceito do homem como o líder da casa, ou até a mulher porque é ela que fazia a lida da casa, mas que conceito pode ser hoje aplicado?

Na prática do Usui Reiki Ryoho, o Mestre Usui legou-nos uma missão, ou seja, um caminho que devemos seguir e a forma de o fazer.

Então e como será numa família? A tua família tem uma missão, qual é?

Quando pensamos neste conceito vemos que família é um conjunto de indivíduos unidos pelo amor, que é o respeito e entendimento que têm, guiados pela missão que instituíram. Sabemos que a família se mantém sólida se houver um pilar forte, um mestre.

O pilar é a representação dos valores da família e do amor que nela existe. O mestre é o esforço que cada um faz para se elevar, para crescer, não acima dos outros membros da família, mas sim para melhorar os seus desafios mentais e emocionais. Então podemos ver que numa família os valores devem ser explícitos, a sua missão conhecida e que todos são o mestre importante que fará do todo algo de acolhedor e saudável.

O papel de mudança que um praticante de Reiki pode ter para a sua família é algo de libertador e é o enraizar de ainda mais amor. Tornar cada membro consciente, compreender o esforço comum, reconhecer a individualidade pessoal e construir harmonia individual e coletiva é o que nos transmite a “missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz!”.

Será fácil?

Não, claro que não e para alguns casos até poderá ser impossível, porque as condições de cada membro da família são já insalubres, no entanto, para muitos, é um esforço meritório, cuja recompensa é um viver correto.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.