Trabalhamos, praticamos, para nos melhorar

Depois de estudarmos vamos trabalhar, mas porque?

O estudo é uma formação, educação e especialização. É um adquirir de competências para a vida. O trabalho é um dos campos onde realizamos essas competências. Pensar em ir trabalhar devia ser pensar que irei crescer, mais um dia de oportunidade para me aperfeiçoar. Mas muitas vezes, ir para o trabalho representa um peso gigante – o trabalho não é o que queríamos, a retribuição financeira não é adequada, somos confrontados com questões emocionais que nos perturbam.

Como mudar todo este cenário que nos faz desesperar à segunda e ficar feliz à sexta?

Por vezes sentimos o mesmo pela prática de Reiki… praticar? Dá trabalho e não apetece!

A prática de Reiki, como trabalhamos, praticamos, para nos melhorar e ressignificar

O Mestre Usui escolheu 125 poemas do Imperador Meiji para reflexão e aprimoramento da nossa mente e atitudes. Muitos falam sobre o “trabalhar arduamente”, mas o poema 116 – Tesouro, traz-nos reflexões muito interessantes sobre para que trabalhar.

Trabalhar arduamente,
Polindo as tuas aptidões,
Até te tornares independente e bem-sucedido,
Já que o trabalho é o teu tesouro.

Imperador Meiji

Neste poema, o Imperador Meiji indica-nos que:

  1. Precisamos melhorar as nossas aptidões e podemos fazê-lo sendo diligentes;
  2. Que esse caminho leva-nos à independência e sucesso;
  3. Que o trabalho é a nossa riqueza interior e exterior.

Precisamos melhorar as nossas aptidões e podemos fazê-lo sendo diligentes

Ao longo da vida vamos descobrindo as nossas aptidões. Aprendemos várias coisas na escola e até mesmo no trabalho, mas depois vamos optar por especializações. Quanto mais nos esforçamos e focamos, mais melhoramos o que aprendemos.

Na prática de Reiki é também assim, nós trabalhamos para nos aprimorar e sendo diligentes, trazemos foco àquilo que é verdadeiramente importante. Quanto mais praticamos, mais desenvolvemos a nossa capacidade.

Sonhar que seremos isto ou aquilo apenas serve para colocarmos um pequeno objetivo, para o alcançar precisamos percorrer todo um caminho.

Que esse caminho leva-nos à independência e sucesso

Independência significa consciência. Sucesso significa manifestação do que somos.

Quanto mais nos trabalhamos mais nos conhecemos, quanto mais aprimoramos a nossa mente, também melhor compreendemos as nossas questões e até as questões dos outros.

Ser independente, ser consciente, significa compreender que somos interdependentes, ou seja, que eu também preciso do outro e que melhorar-me irá também ajudar o outro a melhorar-se. Não ser dependente significa que se sabe escutar e aprender com as lições da vida. Aceitar o sucesso significa que temos o direito a cuidar de nós mesmos, a dar o que também damos aos outros e aceitar que a vida é também nossa por direito e existência.

Que o trabalho é a nossa riqueza interior e exterior

Mas para que trabalhamos tanto?

O Mestre Usui indicava que era para a “melhoria do corpo e da mente“, o que praticamos ser para nos melhorarmos, trazermos coerência à nossa mente e coração, trazendo essa harmonia, confiança, gratidão, diligência e bondade, para o nosso campo de ação – a vida.

Trabalharmo-nos com Reiki é amealharmos a riqueza de Sermos. Esta é uma riqueza que ninguém nos pode tirar e que podemos distribuir por todos, beneficiando-os.

Só por hoje… vale a pena trabalhar na nossa prática.

No livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz poderás encontrar os 125 poemas do Imperador Meiji e as suas interpretações.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to dFlip 3D Flipbook Wordpress Help documentation.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.