Só por hoje, uma atitude que nos pode ajudar na nossa saúde mental
Várias condições na vida podem fazer com que não possamos fazer o que achamos que queremos. Na prática de Reiki, o Mestre Usui indicava – “Só por hoje”! Mas o que pode querer dizer esta constatação?
Só por hoje – uma atitude que nos pode trazer consciência e saúde mental
Estamos ainda a viver um tempo de contenção devido à COVID-19, mas em muitos outros momentos da vida podemos deparar-nos com a contenção, com o refreio do nosso querer, da forma de estar com os outros, quer seja por motivo de doença, monetário, ou mesmo obrigações que tenhamos.
A nossa mente começa a criar angústia, porque sentimos cada vez mais necessidade daquilo que não podemos ter. A mente começa a indicar algo como “tenho saudades de pessoas”, “quero estar com pessoas”, “sinto saudades de abraçar, sentir os cheiros e estar”, “quero fazer o que me apetece!”. Estes pensamentos podem começar muito subtis, eles enraizam-se em nós e começam a necessitar de alimento.
Começamos a sentir cada vez mais tensão, ansiedade e até mesmo sentimentos depressivos por causa de algo que começou com um simples pensamento que se tornou descontrolado.
A nossa impotência também surge, porque parece que perdemos a vida, que se passou muito tempo sem termos determinada coisa.
A resposta pela nossa filosofia de vida indica-nos – Sabe viver um dia de cada vez!
Esta resposta é incrivelmente difícil, porque queremos fazer planos! Na verdade, é claro que podes e deves fazer planos e não há nada de errado em ter saudades de estar com as pessoas.
Então, precisamos equilibrar uma perspetiva de futuro com o momento presente.
Saber conviver no momento presente ajuda-nos a criar uma boa relação com o futuro e com o passado. Quando sentes saudades de alguém e manténs uma atitude de “Só por hoje”, sabes que as condições não estão criadas para estares com essa pessoa. Se esse sentir for com harmonia, sabes também que tudo muda e voltarás de alguma forma a estar com essa pessoa.
Como desenvolver uma atitude de Só por hoje
Sempre que possas, coloca as mãos em gassho, está nessa posição durante algum tempo. Permite a tua mente serenar, sente como o ar entra e sai do teu corpo.
Recita os cinco princípios atentamente, sentindo cada um deles no teu interior. Observa as emoções que cada princípio despoleta e sente como é tão bom o estar contigo mesmo.
Esta autoapreciação é capacitadora. Torna-se um fortalecimento interior a partir do qual tu podes dar resposta e sentimentos depressivos ou a emoções que despertem ansiedade. Construires um momento presente que é harmonioso, ajuda-te a lidar com a impermanência do futuro.
Estas são indicações do Mestre Usui, mas a prática é tua.
Poderás ler também várias técnicas para o momento presente no livro Reiki, Meditação e Consciência.
|