O contentamento ajuda-nos a serenar a ansiedade

A lembrança do que podíamos fazer no passado, pode trazer-nos ansiedade por não o podermos fazer no presente.

Surge em nós uma irrequietude trazida pela memória. Recordamos os tempos passados e a liberdade que achávamos que tínhamos, em comparação, sentimo-nos constrangidos, presos, retidos, por não o podermos fazer agora… e a ansiedade começa a surgir.

Esta ansiedade pode tornar-se em revolta e esta gerar raiva. A revolta e a raiva podem levar-nos a fazer coisas inconscientemente.

Como desenvolver o contentamento pela prática de Reiki

Compreender o momento presente com contentamento é uma grande capacidade desenvolvida em consciência. Mas será que ter contentamento é ser tótó ou alucinado?

Sem dúvida que não.

Imagina que estás a passar por uma situação que te pede para ficares em casa, quando te apetece sair. Se ficares dividido entre o que tens que fazer e o que queres fazer, a ansiedade surgirá e com ela, possivelmente a revolta e a raiva. Então, como o contentamento te pode ajudar?

Vamos vê-lo pela prática de Reiki

  1. Só por hoje

    A sabedoria de saber estar no momento presente e vê-lo com lucidez, faz surgir o contentamento. É uma alegria, um entendimento de compreendermos a situação.

  2. Sou calmo

    Quando praticamos o contentamento, desenvolvemos harmonia interior, pois tudo faz sentido.

  3. Confio

    Ajuda-nos também a ter confiança, porque o contentamento mostra-nos que a vida é longa na medida que a sabemos honrar. Parar é também um dos momentos de viver.

  4. Sou grato

    Sem dúvida que a gratidão nos traz contentamento – a gratidão é o reconhecimento do que a situação nos traz e das suas lições para a nossa vida.

  5. Trabalho honestamente

    Ser honesto na comunicação entre os nossos pensamentos e sentimentos ajuda-nos a desenvolver contentamento, pois não existem em nós desejos ocultos que nos provocam irrequietude.

  6. Sou bondoso

    O contentamento é também uma enorme expressão da bondade. Quando temos entendimento pelas situações e nos sentimos em harmonia, um grande amor é gerado em nós, que alimenta ainda mais contentamento e serenidade.

O contentamento é um entendimento que temos de qualquer situação que nos leva a compreender o que é melhor, construindo em nós aceitação.

Saber aceitar o momento presente e construir cada dia como sendo melhor é uma grande virtude que os cinco princípios nos ensinam.

1 thought on “O contentamento ajuda-nos a serenar a ansiedade”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.