2020 - Esforço Correto,  Filosofia de Vida

O contentamento ajuda-nos a serenar a ansiedade

A lembrança do que podíamos fazer no passado, pode trazer-nos ansiedade por não o podermos fazer no presente.

Surge em nós uma irrequietude trazida pela memória. Recordamos os tempos passados e a liberdade que achávamos que tínhamos, em comparação, sentimo-nos constrangidos, presos, retidos, por não o podermos fazer agora… e a ansiedade começa a surgir.

Esta ansiedade pode tornar-se em revolta e esta gerar raiva. A revolta e a raiva podem levar-nos a fazer coisas inconscientemente.

Como desenvolver o contentamento pela prática de Reiki

Compreender o momento presente com contentamento é uma grande capacidade desenvolvida em consciência. Mas será que ter contentamento é ser tótó ou alucinado?

Sem dúvida que não.

Imagina que estás a passar por uma situação que te pede para ficares em casa, quando te apetece sair. Se ficares dividido entre o que tens que fazer e o que queres fazer, a ansiedade surgirá e com ela, possivelmente a revolta e a raiva. Então, como o contentamento te pode ajudar?

Vamos vê-lo pela prática de Reiki

  1. Só por hoje

    A sabedoria de saber estar no momento presente e vê-lo com lucidez, faz surgir o contentamento. É uma alegria, um entendimento de compreendermos a situação.

  2. Sou calmo

    Quando praticamos o contentamento, desenvolvemos harmonia interior, pois tudo faz sentido.

  3. Confio

    Ajuda-nos também a ter confiança, porque o contentamento mostra-nos que a vida é longa na medida que a sabemos honrar. Parar é também um dos momentos de viver.

  4. Sou grato

    Sem dúvida que a gratidão nos traz contentamento – a gratidão é o reconhecimento do que a situação nos traz e das suas lições para a nossa vida.

  5. Trabalho honestamente

    Ser honesto na comunicação entre os nossos pensamentos e sentimentos ajuda-nos a desenvolver contentamento, pois não existem em nós desejos ocultos que nos provocam irrequietude.

  6. Sou bondoso

    O contentamento é também uma enorme expressão da bondade. Quando temos entendimento pelas situações e nos sentimos em harmonia, um grande amor é gerado em nós, que alimenta ainda mais contentamento e serenidade.

O contentamento é um entendimento que temos de qualquer situação que nos leva a compreender o que é melhor, construindo em nós aceitação.

Saber aceitar o momento presente e construir cada dia como sendo melhor é uma grande virtude que os cinco princípios nos ensinam.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Proprietário e Editor Geral da Revista Reiki & Yoga. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.