2020 - Esforço Correto,  Autotratamento,  Reiki no tratamento da pessoa com doença oncológica

O autotratamento para apoio à pessoa com doença oncológica

A aprendizagem e prática de Reiki por uma pessoa com doença oncológica pode ser mais uma técnica excepcional para auxiliar o seu bem estar, mas nem sempre existem as condições para se fazer um autotratamento que a pessoa considere ser “completo”. Então como o fazer adaptando às condições de cada momento?

O autotratamento para a pessoa com doença oncológica

Para nós, praticantes de Reiki, cada pessoa é única e não é definida pelo seu momento de vida nem pela doença que tem, tudo faz parte da sua vida e esta tem o grande propósito de poder ser feita em plenitude.

Em certas alturas da nossa vida, surge o desequilíbrio e a desarmonia, surge a doença. Algumas doenças trazem profundas mudanças à nossa vida e requerem de nós um esforço incrível – é o caso das doenças oncológicas.

Assim, devemos olhar para a sabedoria e profundidade da prática de Reiki não apenas como um forma mecânica de autocuidado, mas como uma forma sábia de escutar o corpo e a mente, as nossas necessidades mais interiores.

Então se estás no teu processo de reconstruir a tua saúde devido a uma doença oncológica, aqui ficam umas dicas de como poderás trabalhar com a tua prática de Reiki:

  1. Viver uma filosofia de vida

    Acima de tudo, o Mestre Usui indica-nos que a “Arte Secreta de Convidar a Felicidade” é assente em cinco princípios. Estes são aqueles que nos auxiliam a formar a mente e a construir emoções e sentimentos positivos. Quando vivemos em coerência com o que pensamos, sentimos e fazemos, a nossa força interior aumenta. A doença pode estar sempre presente, mas a forma de a encararmos, acolhermos e tratarmos, poderá ter uma mudança profunda.

  2. Aplicar Reiki quando preciso, em qualquer momento e lugar

    O autotratamento não é aplicar Reiki apenas 21 dias ou em determinadas posições padrão, é escutar o corpo, as nossas necessidades e colocar a mão ou as mãos, onde for mais preciso, durante o tempo que for necessário e sentires, até várias vezes por dia, mesmo estando a veres televisão.
    Como vês, a aplicação terapêutica em autratamento não é complicada e pode ser uma forma de te ajudares a ti mesmo. Claro que é sempre diferente receber Reiki de outra pessoa, mas cuidares de ti mesmo pode também ser um reforço positivo.

Acima de tudo a prática de Reiki é para tu te sentires bem e não para te sentires forçado a algo. Experimenta, mesmo quando estás no sofá, coloca uma mão num lugar onde tens desconforto e se te souber bem, deixa-a estar o tempo que te for confortável.

Por vezes surgem também questões se uma pessoa que já está presentemente com uma doença oncológica pode aprender Reiki e a resposta é muito natural, sim. Porque Reiki vem de um pressuposto criado pelo mestre Usui que indica a “Melhoria do Corpo e da Mente” e que é uma prática sem pré-requisitos ou predisposições mentais.

Sem dúvida que o Usui Reiki Ryoho é para nos ajudar na nossa própria “Arte Secreta de Convidar a Felicidade

Esclarecimento

A prática de Reiki não substitui os cuidados médicos, é apenas um auxiliar integrativo e exclusivamente do campo energético.
Quaisquer situações que perdurem devem ser avaliadas por profissionais de saúde.

Se quiseres ler mais sobre o autotratamento podes ver várias dicas no livro dedicado à “Arte de Cuidares de Ti Mesmo” – Reiki é Simples.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.