Artigos,  COVID-19,  Reiki em tempo de emergência

Desconfinamento e Regresso à atividade com Responsabilidade, Respeito e Resiliência – Associação Portuguesa de Reiki

Querido associado, praticante de Reiki, alunos e utentes de terapia Reiki,

A 1 de Junho inicia uma nova fase de desconfinamento, mantendo-se a declaração da situação de estado de calamidade, e para auxiliarmos os praticantes de Reiki, publicamos algumas recomendações. A prática de Reiki não está regulamentada, pelo que não existe uma indicação específica para a nossa categoria, no entanto, devem ler exaustivamente as indicações dadas pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 40-A/2020.

Se pretenderes retomar à prática profissional, quer de terapia, quer de ensino, sob a tua responsabilidade, cumpre criteriosamente todas as indicações da DGS para a limpeza e segurança de espaços, assim como higiene e proteção pessoal.

Reforça-se que, durante o período de vigência da situação de calamidade, os cidadãos e as demais entidades têm, nos termos do referido diploma legal, o dever de colaboração, nomeadamente no cumprimento de ordens ou instruções dos órgãos e agentes responsáveis pela segurança interna e pela proteção civil e na pronta satisfação de solicitações que justificadamente lhes sejam feitas pelas entidades competentes para a concretização das medidas que justificam a presente declaração de calamidade.

E, que, a  desobediência e a resistência às ordens legítimas das entidades competentes em violação do disposto no regime anexo à referida resolução, constituem crime e são sancionadas nos termos da lei penal, sendo as respetivas penas agravadas em um terço, nos seus limites mínimo e máximo, nos termos do n.º 4 do artigo 6.º da Lei n.º 27/2006, de 3 de julho, na sua redação atual.

Por favor, mantém-te informado, lê as indicações publicadas pela DGS em Não Paramos, Estamos On.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 40-A/2020

Podes ler o PDF aqui…

Plano de Contingência e regresso à atividade

A Associação Portuguesa de Reiki, através do seu grupo de trabalho de Segurança no Trabalho, constituído por Carlos Alexandre Martins, Susana Torres, Susana Pires e João Magalhães, delinearam um plano de contingência, seguindo as indicações da DGS. Este plano poderá ter alterações ao longo do tempo.

A criação deste documento serve para apoiar os nossos associados, coordenadores e praticantes de Reiki a prepararem os seus próprios planos de contingência, adaptando à realidade dos seus espaços e serviços, mantendo sempre a responsabilidade dos seus atos dentro da lei e das indicações dads pela DGS.

Assim, partilhamos convosco:

  1. Plano de Contingência e Regresso à Atividade;
  2. Inquérito de sintomas COVID-19;
  3. Lista de Materiais a adquirir.

Por favor, faz a afixação de todos os cartazes recomendados pela DGS e segue rigorosamente todas as regras. No site Não Paramos, Estamos On, poderás sempre encontrar todos os materiais atualizados.

A prática de Reiki em tempo de desconfinamento, com Responsabilidade, Respeito e Resiliência

Tendo em conta a responsabilidade e consciência sobre as limitações dos utentes da sede da Associação Portuguesa de Reiki na Amadora, ainda não iremos abrir o espaço ao voluntariado, aguardando uma melhor estabilização do estado de saúde pública, no entanto, continuaremos a apoiar os nossos utentes quer pelo projeto de Terapeutas no Envio de Reiki em Tempos de Emergência, quer pelo Projeto AGIR Social, no qual estamos a apoiar de Sul a Norte, os mais necessitados.

Se és parte dos grupos de risco assinalados pela DGS, observa atentamente todas as indicações dadas e deves refletir se é o momento correto para regressares à prática e se tal não poderá ser perigoso para ti e para os outros.

Apesar de a situação estar a melhorar, exceptuando a Área Metropolitana de Lisboa, todos devemos fazer o grande esforço de continuar a contribuir positivamente para o bem da saúde pública, assumindo uma consciência coerente, com Responsabilidade, Respeito e Resiliência.

Se fores reabrir o espaço, cumpre todas as regras, pede também uma auditoria e apoio a empresas de Segurança no Trabalho.

No caso de sintonizações, nunca tirar a máscara, não soprar, em caso de toque, sempre higienizar as mãos do Mestre, assim como do aluno. Observem as regras de distanciamento e higiene na entrada do espaço e na sua permanência. Retirem todos os objetos e adornos, tenham atenção à circulação de ar mecânica e leiam as indicações da DGS sobre tal. Higienizem o espaço frequentemente, seguindo todas as regras.

Recorda-te sempre da necessidade de uso de bata, luvas, máscara e todos os acessórios necessários à atividade, sempre consultando as indicações da DGS, garantindo antes e depois a higienização das marquesas e do espaço.

Um enorme agradecimento

Desde Março de 2020 que os órgãos sociais, coordenadores, grupos de trabalho da Comissão Nacional para a Terapia Reiki e Segurança no Trabalho, assim como muitos voluntários têm estado a trabalhar incansavelmente para vos prestar as melhores informações, o melhor apoio possível e continuar sempre a prática de Reiki.

A todos, um enorme muito obrigado e também muito obrigado a ti, associado, praticante de Reiki, pelo teu sentido de responsabilidade, respeito e resiliência. Amamos o que fazemos e praticamos para “uma vida mais pacífica e feliz”.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.