2020 - Esforço Correto,  Autotratamento,  Reiki é Simples

Cuidar de mim honestamente – Reiki é Simples

Será que cuidamos de nós desonestamente? Claro que não! Então de que forma é aplicado o conceito de honestidade no ato de cuidar de mim mesmo?

Cuidar de mim honestamente

A honestidade é o estar em congruência com o que pensamos, sentimos e na forma de agirmos. Neste caso, ao cuidar de mim, eu sei porque é bom e porque devo cuidar de mim. Eu sinto como é bom cuidar de mim. Eu cuido de mim!

Faltando ou estando em desequilíbrio cada um destes vectores, começamos a separar-nos de nós próprios e o autotratamento, o cuidar de nós próprios, começa a não fazer sentido. Pode ser feito mais tarde, ou podemos até pensar que não temos capacidade, ou que nos traz muito esforço.

A honestidade é, na verdade, a comunicação que temos para connosco. Pensando no quarto princípio, é a diligência para fazer o que é correto, mantendo a harmonia e despertando a confiança em nós mesmos.

Cinco dicas para como cuidar de mim honestamente

Para cultivares este processo de honestidade e cuidares de ti, apresento-te cinco dicas:

  1. Poder pessoal

    Trata o teu plexo solar. Verifica o seu tamanho em relação aos outros Chakras, limpa a sua energia se estiver em desequilíbrio. Aplica pelo menos trinta minutos de Reiki.

  2. Mente e coração

    Coloca a mão esquerda no Chakra Cardíaco e a direita na Terceira Visão. Deixa fluir Reiki e permite que a tua mente e coração entrem em sintonia. Se sentires que surgem determinadas situações à tua mente, então são elas que tens que resolver.

  3. Pára um momento

    Antes de cuidares de ti pára um momento. Sente o teu corpo, os teus pensamentos, as tuas emoções. Sente todo o teu ser e o prazer de poderes estar neste momento, aquele tempo que antecede o momento especial de cuidares de ti mesmo.

  4. Sê o teu maior amigo

    Estar contigo mesmo, cuidar de ti, é o que um verdadeiro amigo faria. Não é sempre isso que queremos? Que um verdadeiro amigo esteja connosco?
    Então é tempo de sentirmos e agirmos da mesma forma, sendo amigos de nós próprios… vale a pena.

  5. Pratica, Pratica, Pratica

    Se sentes que o autotratamento te traz benefícios, então cuida ainda mais de ti. Pratica, Pratica, Pratica. Fá-lo porque é bom para ti, porque cresces, porque te sentes bem.

Desenvolver a honestidade ao cuidar de mim mesmo é um processo que me ajuda a ser cada vez mais amigo de mim próprio. Reiki é algo de verdadeiramente extraordinário e é tão bonito o podermos partilhar.

Podes aprofundar o conceito de cuidado a ti mesmo no livro Reiki é Simples.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.