Reiki é Simples

Cuidar de mim com harmonia, 5 dicas – Reiki é Simples

O que é cuidar de mim e como realmente o posso fazer?

O saber cuidar de nós próprios é uma arte e são vários os métodos que demonstram como o podemos fazer. Nós, praticantes de Reiki, temos também um Método, chama-se Usui Reiki Ryoho e é dirigido para a “melhoria do corpo e da mente”.

Cuidar de mim com harmonia

O Mestre Usui lançou várias sementes que nos auxiliam a saber cuidar de nós mesmos – a filosofia de vida, em primeiro lugar; a prática terapêutica, em segundo lugar, também com as variadas técnicas que estabeleceu para o método.

Então, para saber cuidar de mim mesmo, o Mestre Usui pede-nos para sabermos cultivar a harmonia. Porque a harmonia está em primeiro lugar?

O Mestre Usui indicava que “Tudo no Universo possui Reiki, sem exceção alguma” e o Universo para estar em equilíbrio, precisa também de harmonia. Da mesma forma, o nosso Eu, a nossa essência, requer o mesmo para uma vida completa – equilíbrio e harmonia.

Cinco Dicas para Cuidar de Mim com Harmonia

Como podemos nós, praticantes de Reiki, cultivar a harmonia?

  1. Sente o momento presente

    Estar no aqui e agora é estar presente. Quanto nós perdemos por a nossa mente não parar, ou por sentirmos uma constante irrequietude?
    Cultiva o momento presente, aprende a praticar o Só por hoje.

  2. Escuta os teus pensamentos

    A tua mente apenas faz a sua função e projeta-te pensamentos – como eles são? Qual a sua qualidade? Como os geres?
    Escuta primeiro, para depois formares a mente. Se não lhe deres indicações, ela não saberá o que fazer corretamente.

  3. Escuta as tuas emoções

    Da mesma forma, observa as emoções. Cada pensamento tem emoções e memórias agregadas – são indissociáveis. Escuta, permite-te sentir. Será importante para formares a mente e saberes o que queres.

  4. Sê um por inteiro

    O que pensas, o que sentes e o que fazes devem estar em coerência. Cuidar de mim significa que me escuto, que me exprimo, que corrijo quando deve ser e que sei viver porque não há nada melhor que cumprir a vida – vivendo-a!

  5. Partilha-te e acolhe com compaixão

    Quando reconheces a tua riqueza porque és um contigo mesmo, melhor te poderás partilhar, assim como melhor poderás acolher a unicidade dos outros, ou até mesmo os seus fragmentos por ainda não se terem descoberto.
    Cultiva a compaixão, irá ajudar-te a conheceres-te melhor e também a viveres melhor contigo.

Experimenta também tratar mais do teu Chakra Raiz e do Chakra Cardíaco. Sentindo-te mais estruturado, também consegues regular melhor os teus sentimentos e elevar uma maior harmonia à mente.

Estas cinco dicas são formas de, através da prática de Reiki, teres um outro olhar sobre ti e cultivares a harmonia necessária. Cuidares de ti mesmo é muito importante, não só para viveres melhor, mas também para levares aos outros, à sociedade, tudo o que em ti cresce de bom.

Podes ler mais em Reiki é Simples.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.