2020 - Esforço Correto,  Meditação

Apenas respirar – aproveitar o momento presente

Respirar é um ato automático e necessário para a nossa sobrevivência. Desde o momento que nascemos ao nosso último suspiro – respirar é essencial para a nossa vida. Mas este ato automático pode ter uma importância ainda maior e nem sempre tão evidente quanto podemos pensar.

Respirar pode ajudar-te a aproveitar o momento presente

Estar no momento presente significa estar consciente de si, dos outros, do que o rodeia. Existem várias formas para desenvolvermos essa consciência, mas a respiração é um exercício que não só nos ajuda a tomar essa consciência, como também a compreender os recursos que temos para o nosso próprio autocuidado.

Ao respirar, estás também a trazer energia (Reiki) para dentro de ti. Podes reciclar a tua própria energia vital e ainda compreender como está o teu corpo.

Conscientemente, o ato de respirar pode ajudar-nos a lidar com a pressão interior e a trazer uma sensação de bem-estar.

Cinco dicas para estares no momento presente – apenas respirar

  1. Reconhece

    Observa por um momento, sem julgar e sem querer mudar, a forma como respiras. Sente o ar que entra e o ar que sai. Experimenta fazer este exercício várias vezes ao longo do dia nas mais diversas condições, para conheceres como é a tua respiração.

  2. Alivia a pressão

    Experimenta sentar-te. Inspira profundamente.
    Expira pela boca todo o ar, como se conseguisses mandar para fora tudo o que possas ter dentro de ti.
    Se quiseres, podes ainda emitir o som HAAAAA, ao expirar. É uma técnica que faz parte da respiradção Hado.
    Depois, regressa à tua respiração natural, como te sentes?

  3. Preenche o corpo

    De preferência, deita-te.
    Sente o teu corpo e imagina que ao inspirar o ar fresco desce do topo da cabeça até às pontas dos dedos dos pés.
    Ao expirar, o ar sobe das pontas dos dedos dos pés até ao topo da cabeça.
    Sente como és capaz de trazer serenidade a todo o teu corpo com este ar que circula em ti.

  4. Apenas sente

    Sente um local no teu corpo que esteja em desconforto. Ao inspirar, imagina que o ar viaja até essa parte do teu corpo e ao expirar que lhe traz serenidade e alívio, como se fosse um bálsamo. Sente o que a respiração te faz ao desconforto no corpo.

  5. Pratica

    Pratica a meditação Gassho Kokyu Ho. Coloca as mãos em gassho e leva a tua atenção apenas ao ar que entra e que sai, fluindo sempre para o tanden, levando energia. E do tanden para todo o corpo, distribuindo essa energia que acumula.

Como vês, temos várias ferramentas ao nosso alcance através da respiração. Respirar pode ser algo de automático e convém que assim seja, mas há alturas em que podemos intervir numa resposta ao nosso desconforto e stress.

Podes ler mais sobre a prática de meditação em Reiki, Meditação e Consciência.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/