
Apenas respirar – aproveitar o momento presente
Respirar é um ato automático e necessário para a nossa sobrevivência. Desde o momento que nascemos ao nosso último suspiro – respirar é essencial para a nossa vida. Mas este ato automático pode ter uma importância ainda maior e nem sempre tão evidente quanto podemos pensar.
Respirar pode ajudar-te a aproveitar o momento presente
Estar no momento presente significa estar consciente de si, dos outros, do que o rodeia. Existem várias formas para desenvolvermos essa consciência, mas a respiração é um exercício que não só nos ajuda a tomar essa consciência, como também a compreender os recursos que temos para o nosso próprio autocuidado.
Ao respirar, estás também a trazer energia (Reiki) para dentro de ti. Podes reciclar a tua própria energia vital e ainda compreender como está o teu corpo.
Conscientemente, o ato de respirar pode ajudar-nos a lidar com a pressão interior e a trazer uma sensação de bem-estar.
Cinco dicas para estares no momento presente – apenas respirar
- Reconhece
Observa por um momento, sem julgar e sem querer mudar, a forma como respiras. Sente o ar que entra e o ar que sai. Experimenta fazer este exercício várias vezes ao longo do dia nas mais diversas condições, para conheceres como é a tua respiração.
- Alivia a pressão
Experimenta sentar-te. Inspira profundamente.
Expira pela boca todo o ar, como se conseguisses mandar para fora tudo o que possas ter dentro de ti.
Se quiseres, podes ainda emitir o som HAAAAA, ao expirar. É uma técnica que faz parte da respiradção Hado.
Depois, regressa à tua respiração natural, como te sentes? - Preenche o corpo
De preferência, deita-te.
Sente o teu corpo e imagina que ao inspirar o ar fresco desce do topo da cabeça até às pontas dos dedos dos pés.
Ao expirar, o ar sobe das pontas dos dedos dos pés até ao topo da cabeça.
Sente como és capaz de trazer serenidade a todo o teu corpo com este ar que circula em ti. - Apenas sente
Sente um local no teu corpo que esteja em desconforto. Ao inspirar, imagina que o ar viaja até essa parte do teu corpo e ao expirar que lhe traz serenidade e alívio, como se fosse um bálsamo. Sente o que a respiração te faz ao desconforto no corpo.
- Pratica
Pratica a meditação Gassho Kokyu Ho. Coloca as mãos em gassho e leva a tua atenção apenas ao ar que entra e que sai, fluindo sempre para o tanden, levando energia. E do tanden para todo o corpo, distribuindo essa energia que acumula.
Como vês, temos várias ferramentas ao nosso alcance através da respiração. Respirar pode ser algo de automático e convém que assim seja, mas há alturas em que podemos intervir numa resposta ao nosso desconforto e stress.
Podes ler mais sobre a prática de meditação em Reiki, Meditação e Consciência.
|

