![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2020/04/plant-city-green-hand-soil-pollution-gardening-roots-urban-cars_t20_AVl41Z.jpg)
Porque a consciência ecológica começa pela consciência
No X Congresso Nacional de Reiki apresentei o novo tema a ser trabalhado em 2020 – a Saúde Mental, Meditação e Consciência Ecológica. Em cada ano temos sempre um tema ao qual dedicamos mais esforço e ele representa uma necessidade que se sente.
Mal sabia que 2020 seria realmente um ano em que é exigida saúde mental, capacidade meditativa e cada vez mais consciência ecológica.
![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2019/12/2020-ano-da-meditação-1024x210.png)
A consciência ecológica é um reflexo da consciência
Já sentiste vontade de comer mais após uma situação emocional mais exigente. Como praticantes, compreendemos que a alteração da nossa energia, afeta também o emocional e o físico, da mesma forma, o inverso acontece.
Quando não compreendemos as situações, o desequilíbrio pode surgir e irá afetar não apenas o nosso corpo, o nosso sistema vivo, como também o fará aos outros, aos que nos rodeiam e ao próprio ecossistema.
Então, não podemos querer uma consciência ecológica, sem antes trabalharmos verdadeiramente a nossa consciência. Podemos ser ativistas, mas se o formos sem uma harmonia emocional/mental, surgirá o radicalismo, a intolerância, a dissociação. Tudo o que apesar de parecer que é para um bem comum, apenas promove mais desequilíbrio. Desarmonia não se trata com desarmonia.
Experimenta ler o seguinte livrinho e refletir com algumas das indicações que lá estão sobre a nossa tomada de consciência ecológica.
|
Podes fazer o download deste PDF aqui…
Como trabalhamos a consciência através da prática de Reiki?
Se o Mestre Usui indicava que o seu método é “A Arte Secreta de Convidar a Felicidade”, este começa com uma atitude muito importante – Só por hoje.
Para eu estar atento a mim mesmo, aos meus pensamentos, emoções, memórias, ações, não posso estar apegado ao passado, não posso estar ansioso com o meu futuro.
Então, sem querer fazer mais ruído, vamos centrar-nos no que é verdadeiramente importante para a tomada de consciência – a atenção plena do momento presente.
![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2020/04/Mestre-Usui-Só-por-hoje-1024x1024.jpg)
O Mestre Usui indicava que para sermos calmos, confiantes, gratos, diligentes e bondosos, o devíamos fazer com mente e coração, no momento presente.
Quando estamos no momento presente, compreendemos como estamos, como sentimos, como pensamos. É o desvelar da nossa consciência e o término da nossa inconsciência.
Quando mais conscientes estamos, mais conseguimos assimilar o que é bom para todos e sabemos que é essa atitude coletiva que levará a uma boa atitude e consciência ecológica.
Naturalmente, não é algo que se alcança de um momento para o outro… tudo requer tempo. Ser consciente é um ato contínuo para toda a vida.
Poderás ler em Reiki, Meditação e Consciência, várias técnicas para o desenvolvimento da consciência, segundo perspetivas ocidentais e orientais.
|
![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2020/04/coffee-time-in-kyoto-japan-with-kimono_t20_Ja08Ak.jpg)
![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2020/04/meditation-at-the-sunrise-at-the-top-of-mount-batur-in-bali-indonesia_t20_wKYmRV.jpg)