Porque a consciência ecológica começa pela consciência

No X Congresso Nacional de Reiki apresentei o novo tema a ser trabalhado em 2020 – a Saúde Mental, Meditação e Consciência Ecológica. Em cada ano temos sempre um tema ao qual dedicamos mais esforço e ele representa uma necessidade que se sente.

Mal sabia que 2020 seria realmente um ano em que é exigida saúde mental, capacidade meditativa e cada vez mais consciência ecológica.

A consciência ecológica é um reflexo da consciência

Já sentiste vontade de comer mais após uma situação emocional mais exigente. Como praticantes, compreendemos que a alteração da nossa energia, afeta também o emocional e o físico, da mesma forma, o inverso acontece.

Quando não compreendemos as situações, o desequilíbrio pode surgir e irá afetar não apenas o nosso corpo, o nosso sistema vivo, como também o fará aos outros, aos que nos rodeiam e ao próprio ecossistema.

Então, não podemos querer uma consciência ecológica, sem antes trabalharmos verdadeiramente a nossa consciência. Podemos ser ativistas, mas se o formos sem uma harmonia emocional/mental, surgirá o radicalismo, a intolerância, a dissociação. Tudo o que apesar de parecer que é para um bem comum, apenas promove mais desequilíbrio. Desarmonia não se trata com desarmonia.

Experimenta ler o seguinte livrinho e refletir com algumas das indicações que lá estão sobre a nossa tomada de consciência ecológica.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Podes fazer o download deste PDF aqui…

Como trabalhamos a consciência através da prática de Reiki?

Se o Mestre Usui indicava que o seu método é “A Arte Secreta de Convidar a Felicidade”, este começa com uma atitude muito importante – Só por hoje.

Para eu estar atento a mim mesmo, aos meus pensamentos, emoções, memórias, ações, não posso estar apegado ao passado, não posso estar ansioso com o meu futuro.

Então, sem querer fazer mais ruído, vamos centrar-nos no que é verdadeiramente importante para a tomada de consciência – a atenção plena do momento presente.

O Mestre Usui indicava que para sermos calmos, confiantes, gratos, diligentes e bondosos, o devíamos fazer com mente e coração, no momento presente.

Quando estamos no momento presente, compreendemos como estamos, como sentimos, como pensamos. É o desvelar da nossa consciência e o término da nossa inconsciência.

Quando mais conscientes estamos, mais conseguimos assimilar o que é bom para todos e sabemos que é essa atitude coletiva que levará a uma boa atitude e consciência ecológica.

Naturalmente, não é algo que se alcança de um momento para o outro… tudo requer tempo. Ser consciente é um ato contínuo para toda a vida.

Poderás ler em Reiki, Meditação e Consciência, várias técnicas para o desenvolvimento da consciência, segundo perspetivas ocidentais e orientais.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.