2020 - Esforço Correto,  Reiki

Porque a consciência ecológica começa pela consciência

No X Congresso Nacional de Reiki apresentei o novo tema a ser trabalhado em 2020 – a Saúde Mental, Meditação e Consciência Ecológica. Em cada ano temos sempre um tema ao qual dedicamos mais esforço e ele representa uma necessidade que se sente.

Mal sabia que 2020 seria realmente um ano em que é exigida saúde mental, capacidade meditativa e cada vez mais consciência ecológica.

A consciência ecológica é um reflexo da consciência

Já sentiste vontade de comer mais após uma situação emocional mais exigente. Como praticantes, compreendemos que a alteração da nossa energia, afeta também o emocional e o físico, da mesma forma, o inverso acontece.

Quando não compreendemos as situações, o desequilíbrio pode surgir e irá afetar não apenas o nosso corpo, o nosso sistema vivo, como também o fará aos outros, aos que nos rodeiam e ao próprio ecossistema.

Então, não podemos querer uma consciência ecológica, sem antes trabalharmos verdadeiramente a nossa consciência. Podemos ser ativistas, mas se o formos sem uma harmonia emocional/mental, surgirá o radicalismo, a intolerância, a dissociação. Tudo o que apesar de parecer que é para um bem comum, apenas promove mais desequilíbrio. Desarmonia não se trata com desarmonia.

Experimenta ler o seguinte livrinho e refletir com algumas das indicações que lá estão sobre a nossa tomada de consciência ecológica.

Podes fazer o download deste PDF aqui…

Como trabalhamos a consciência através da prática de Reiki?

Se o Mestre Usui indicava que o seu método é “A Arte Secreta de Convidar a Felicidade”, este começa com uma atitude muito importante – Só por hoje.

Para eu estar atento a mim mesmo, aos meus pensamentos, emoções, memórias, ações, não posso estar apegado ao passado, não posso estar ansioso com o meu futuro.

Então, sem querer fazer mais ruído, vamos centrar-nos no que é verdadeiramente importante para a tomada de consciência – a atenção plena do momento presente.

O Mestre Usui indicava que para sermos calmos, confiantes, gratos, diligentes e bondosos, o devíamos fazer com mente e coração, no momento presente.

Quando estamos no momento presente, compreendemos como estamos, como sentimos, como pensamos. É o desvelar da nossa consciência e o término da nossa inconsciência.

Quando mais conscientes estamos, mais conseguimos assimilar o que é bom para todos e sabemos que é essa atitude coletiva que levará a uma boa atitude e consciência ecológica.

Naturalmente, não é algo que se alcança de um momento para o outro… tudo requer tempo. Ser consciente é um ato contínuo para toda a vida.

Poderás ler em Reiki, Meditação e Consciência, várias técnicas para o desenvolvimento da consciência, segundo perspetivas ocidentais e orientais.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.