Artigos

Implementação de um Programa de Voluntariado Reiki num Centro Médico Académico no Midwest, EUA – Estudo Académico

Priscilla Jurkovich, e Sara Watson, de 2017 a 2019, realizaram um estudo sobre a prática de Reiki em regime de voluntariado, num Centro Académico Médico, nos Estados Unidos da América, que reforça outros estudos sobre os benefícios de Reiki como uma prática complementar e integrativa, no apoio à saúde e cuidado dos utentes.

Implementação de um Programa de Voluntariado Reiki num Centro Médico no Midwest, EUA

Antecedentes

Reiki é uma energia universal de força vital que promove a cura e o relaxamento. Reiki não requer nenhum equipamento ou tecnologia, não é invasivo, não interfere nos tratamentos convencionais, é apropriado para todas as idades e não possui contra-indicações médicas conhecidas. Existe uma preferência emergente por terapias não-opióides para o tratamento dos sintomas. Dentro de um modelo holístico de assistência integrador e centrado na pessoa, os planos de assistência de enfermagem incluem toda uma narrativa do paciente com elementos físicos, mentais, emocionais e espirituais.

A Pergunta PICOT da Prática Baseada em Evidências:

Pacientes hospitalizados de qualquer idade (população) que receberem uma sessão de Reiki (intervenção) de 20 minutos em comparação com os cuidados usuais (comparação) reportaram uma alteração no registo de pontuação do sintoma (resultado) após conclusão da Sessão de 20 minutos (período de tempo)?

Método

Um total de 1278 pacientes recebeu 20 minutos de sessão de Reiki com um voluntário, sendo um praticante de Reiki certificado, de Setembro de 2017 a Outubro de 2019.

Resultados

A média de pré-registo dos sintomas foi de 5,52 e a de pós-registo foi de 2,25, mostrando uma variação média de -3,17.

Conclusões

Os autores apresentaram resultados que são consistentes com pesquisas encontradas na revisão da literatura, sugerindo que Reiki pode diminuir a dor, o desconforto em geral, ansiedade, insónia e náusea.

Fonte: Sage Journals

Este estudo é publicado e traduzido pela Associação Portuguesa de Reiki, como forma de auxiliar o esclarecimento público sobre os benefícios de Reiki.
Inscreve-te como associado e apoia Reiki em Portugal.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.