
Enviar Reiki para a energia de questões pulmonares
O Ryoho Shinshon é um guia de aplicação de Reiki dado pelo Mestre Usui e Hayashi aos seus alunos. Reiki não tem a ver com um tratamento médico, mas sim com uma aplicação de energia, que irá auxiliar a equilibrar outra energia. Neste processo, tudo depende da forma como o próprio corpo do recetor reage e demonstra a sua capacidade autocurativa.
Para auxiliar algumas pessoas ao seu tratamento presencial, podemos também fazer a técnica Enkaku Chiryo, o “tratamento ausente”, que facilita o envio da energia para outra pessoa.
Como enviar Reiki para a energia de questões pulmonares
Exemplifico como podes fazer os vários passos usando a técnica Enkaku Chiryo, como se fosse um tratamento onde a pessoa está presente.
- Preparação
Sente como estás para fazer o tratamento e se deves fazer um pouco de autotratamento antes.
Aplica as técnicas de limpeza – Enraizamento, Chuva de Reiki, Banho seco. - Cinco princípios
Coloca as mãos em gassho e recita os cinco princípios. Se tiveres dificuldade em sentir a energia, deixa estar as mãos assim juntas durante algum tempo até sentires algo.
- Técnica Enkaku Chiryo
1. Visualiza os três símbolos do nível 2, do último para o primeiro, recitando o seu mantra três vezes;
2. Coloca a intenção de tratamento que a pessoa te pediu. - Byosen
Tenta sentir como está a energia no local onde a pessoa se queixa e observa as condições do byosen. Os tipos de byosen irradiados, como piquinhos ou picadas fortes, são os que devem ser tratados. Podem surgir outros tipos de byosen incomuns, está atento à tua perceção, ela estará correta.
- Escolha da técnica a aplicar de tratamento
Observa as várias técnicas que coloco em baixo, são indicações do Mestre Usui, Hayashi e Takata.
Se quiseres, limpa sempre a energia em desequilíbrio primeiro e só depois aplicas Reiki, ou visualizas-te a aplicar Reiki.
Podes colocar as mãos com as palmas viradas uma para a outra e imaginar a pessoa no meio delas, ou como achares melhor. - Fecho da técnica Enkaku Chiryo
Quando quiseres terminar, indica que vais terminar a técnica e visualizas os três símbolos novamente, recitando os seus mantras, tal e qual como no início.
- Limpeza
Ao terminar, faz as técnicas de limpeza e limpa também o espaço.
Lembra-te das recomendações sobre a prática de Reiki, que o Mestre Usui nos deixou.

Recomendações dos Mestres para o tratamento de questões pulmonares
O Mestre Usui indicava como tratamento a área dos pulmões, entre as omoplatas, vértebras torácicas T2, T3, T4, T5 e T6.
No manual da Usui Reiki Ryoho Gakkai, que podes ler no livro Reiki, Guia do Método de Cura, é indicado o tratamento do local onde há a queixa, verificar onde está enraizada a doença segundo as indicações do médico e tratar essa área insistentemente (durante seis a nove meses). Tratar também a parte de trás. Se o problema for os brônquios, devemos tratar acima das clavículas.
O Mestre Hayashi (Médico da Marinha Imperial) indicava para as doenças pulmonares, os pulmões, coração, fígado, pâncreas, estômago, intestinos, bexiga, rins, medula espinal, cabeça. Aplicar o Ketsueki Kokan-ho, a menos que o paciente esteja muito doente ou fraco (no caso do envio de Reiki não).
A Mestre Takata, sugeria que para as dificuldades respiratórias se devia tratar a região do estômago.
O Mestre Tadao Yamaguchi, o fundador do Jikiden Reiki, também recomenda a aplicação de Reiki nos intestinos e região do estômago, para aumentar a imunidade.
Poderás ler outras aplicações em Reiki, Guia do Método de Cura, de uma forma única e estruturada, por questão terapêutica.
|

