2020 - Esforço Correto,  Reiki,  Reiki em tempo de emergência

É muito importante cuidares da família – como o podes fazer

Mesmo além dos tempos de isolamento social, é sempre importante cuidarmos da família em casa e mesmo fora dela. Como praticantes de Reiki, temos muitas formas de o fazer.

Cuidar da família em casa

Antes de vermos os aspetos de como cuidar a família em casa há duas situações que devemos ter muito clara:

  1. O respeito por quem não acredita na prática de Reiki e a capacidade de aceitar isso mesmo e a crítica. Pelo teu exemplo, pela tua transformação, poderás trazer mais esclarecimento;
  2. Saber que devemos também cuidar de nós próprios, se queremos cuidar dos outros. Então, devemos sempre reservar um tempo para cuidarmos de nós, para conseguirmos levar a nossa harmonia aos outros.

Para cuidares da família em casa, tens três abordagens que poderás usar:

  1. A filosofia de vida;
  2. A meditação;
  3. O tratamento / autotratamento.

No conceito de família é claro que todos os animais estão incluídos.

A filosofia de vida

Os cinco princípios são o fundamento da nossa prática, sem eles não compreendemos como alcançar o equilíbrio e harmonia.

Assim, aplica-os no teu quotidiano, não como uma pregação aos outros, mas como uma vivência pelo exemplo. Ajuda cada um dos membros da família e compreender-se melhor:

  1. Porque perde a calma;
  2. Porque perde a confiança;
  3. Que lições tem a aprender;
  4. O que irá fazer para mudar a sua atitude perante as questõe;
  5. Como o poderá fazer com bondade?

A meditação

Promove momentos de relaxamento conjunto, sem ser com televisão. Os que queiram (lembra-te que nem todos podem querer), podem juntar-se a ti numa meditação guiada, ou apenas centrados na respiração e sentirem o momento presente.

O tratamento / autotratamento

Cuida dos teus familiares tratando os seus desconfortos. Não é preciso fazeres um tratamento completo, por vezes bastam 20 minutos na mesma posição onde está o desconforto e podes aplicar na cama ou numa cadeira/sofá.

Novamente, precisas de cuidar de ti para conseguires cuidar dos outros, ou começarás a sentir grande saturação por estares sempre a ser solicitado.

Não precisas de ter velas e incenso para o fazer, apenas sentires que estás confortavelmente o suficiente para tal.

Se os teus filhos não forem praticantes e quiserem imitar-te no momento do autotratamento, muitas crianças gostam de o fazer, então deixa-os imitar. Começa pelos cinco princípios e depois aplica Reiki em ti mesmo, indicando para eles fazerem as mesmas posições – há resultados muito surpreendentes.

Para os que estão longe

Para os teus familiares que estão longe, podes fazer o envio de Reiki à distância para eles. Podes usar os seguintes elementos para a tua prática, se quiseres:

  • Envio mental – Visualiza toda a tua família, se quiseres, entre as tuas mãos. Faz o protocolo de envio de Reiki e coloca a intenção que queiras, para todos eles. Deixa fluir energia pelo tempo que queiras e possas.
  • Caixinha de Reiki – Numa caixa ao teu gosto, podes colocar um papel por pessoa. Em cada papel podes colocar o nome e intenção. Se quiseres podes ainda desenhar em cada papel os três símbolos (é opcional). Ao aplicares Reiki, o tempo que queiras, podes colocar as mãos em cima da caixa, iniciar o protocolo de envio de Reiki e colocar a intenção de que a “energia flua para a intenção de todos”.
  • Caderno de Reiki – Podes escolher um caderno e colocar nele as pessoas da tua família, ser um caderno exclusivo para a família. Colocas o nome e a intenção. Caso queiras podes colocar por baixo os três símbolos. O envio de Reiki é feito da mesma forma que a caixinha de Reiki e pelo tempo que queiras.
  • A fotografia – Esta era também uma das técnicas usadas no Japão, que é ter a foto do familiar, ou mesmo de toda a família e enviar Reiki, colocando as mãos em cima, ou mesmo a foto entre as mãos.

O melhor processo terapêutico é quando há um pedido por parte da pessoa, mas há alturas em que não conseguimos falar com ela. Como a energia é passiva, se a pessoa não quiser, não receberá.

Já sabes que depois do envio de Reiki poderás também sentir necessidade de fazeres o banho seco. Por vezes até poderá ser estranho pois podes sentir a ligação com o teu familiar, por isso mesmo, insiste na tua própria limpeza.

Cuidar da família é muito importante, porque todos fazem parte do nosso bem-estar coletivo. Basta um membro da família estar mal, para a energia do conjunto poder refletir isso mesmo.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.