Reiki para Crianças e Pais

5 dicas de reikinho para os mais pequeninos

Praticar Reikinho é algo de muito positivo para as crianças, não só a vivência da filosofia de vida, como também a prática energética. Quero partilhar contigo cinco dicas sobre a prática energética e meditação, que poderás fazer e estimular o teu pequenito a fazer.

Por vezes tem-se receio que os pequenitos fiquem muito sensíveis, mas na verdade, a prática de Reiki ensina-os a saber lidar com a hipersensibilidade, a enraizarem-se e a saberem assumir a sua responsabilidade e construção positiva da personalidade.

5 dicas para praticar Reikinho

1 – Simplicidade – Aplicar em qualquer lugar, qualquer altura

Aplicar Reiki não é seguir posições, é tratar onde é necessário.

Assim, estimula o teu pequenito a sempre saber cuidar de si, a aplicar logo Reikinho onde tenha um desconforto ou dor. Isto irá ajudá-lo a perceber que pode sempre cuidar de si a qualquer altura e que não precisa de ter isto ou aquilo para aplicar Reiki.

Ensina-o também a limpar o byosen, quando é um pouco mais estranho.

2 – Sentir e partilhar a energia

Desenvolver a percepção (byosen), pode ser um exercício muito muito divertido. Como sentes o teu ursinho? Como sentes a energia dos lápis? Quando colocas as mãos na grutinha do coração, o que sentes e vês?

São práticas simples e que ajudam imenso no desenvolvimento da percepção e também da comunicação emocional.

Além disso, podem sempre partilhar. Experimentar aplicar Reikinho num animal ou até mesmo no pai, mãe ou irmã, sempre seguindo as indicações que o Mestre de Reiki deixou.

3 – E porque não meditar?

Não é preciso 1 hora ou 40 minutos… porque não dois minutos de prática, cinco ou quantos o pequenito conseguir?

É uma boa forma para começar a treinar a atenção e também desenvolver a sua própria percepção interior. Podes ensinar o simples olhar para um dedo, um lápis, ou um objeto, ou então o sentir a respiração.

4 – A limpeza é importante

Antes e depois de qualquer prática, podes também incentivar à limpeza energética e física.

Sempre lavar as mãos e fazer técnicas como o banho seco ou chuva de Reiki.

5 – Cuidar da terra

Este é também um bom momento para ajudarmos a desenvolver mais empatia e contacto com a Terra. Mesmo em casa, uma simples planta pode trazer muitas lições – a fragilidade, a necessidade de cuidado, o crescer de uma simples semente e tornar-se algo viçoso. Muitas são as aprendizagens se estivermos atentos.

É muito simples, basta colocar as mãos no vaso, ou a pequena distância das folhas, flores, ou mesmo raizes.

Podes ler muitas dicas de como aplicares e trabalhares Reiki com os teus pequeninos no livro Reiki para Crianças e Pais.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.