Super Heróis como forma de auxiliar crianças
Na prática de Reiki temos vindo a usar, com bastante sucesso, o Super Reikinho quer em ambiente de consultas, quer em escolas e há também uma razão fundamentada por as crianças gostarem tanto dele e o verem como um auxiliar na sua expressão emocional e energética.
Desde a década de 40 que algumas escolas e especialistas em psicologia infantil usam a personagem de Super Herói e o seu período anterior à manifestação dos super poderes, como forma de capacitar, empoderar a criança e ajudá-la a manifestar as suas emoções e pensamentos.
O trabalho “The pre-cloak superhero: a tool for superhero play and intervention” realizado por Chris Fradkin, Gelson V. Weschenfelder e Maria Angela Mattar Yunes, respetivamente da Psychological Sciences, University of California, Merced, CA, USA; Programa de Estudos em Educação, Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, Canoas, Brazil; Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, FURG, Rio Grande, Brazil, foi publicado na “Pastoral Care in Education, 2017 VOL . 35, NO . 2, 137–144″.
Podes ler aqui o PDF deste trabalho…
The pre-cloak superhero: a tool for superhero play and intervention
Um artigo recente (Harris, 2016) intitulado “Heróis da resiliência e da reciprocidade: o papel de apoio dos professores para reconceitualizar a brincadeira de super-herói em contextos da primeira infância” apresenta um argumento convincente para os benefícios de desenvolvimento de incorporar o brincar aos super-heróis ao currículo escolar de crianças pequenas. O autor, a educadora de infância Kathleen I. Harris (2016) emprega o super-herói com poderes para inspirar e motivar as crianças. Quando vestida com capa e uniforme, ela descobre que a criança está agora equipada para compreender medos e esperanças com coragem de super-herói (Hoffman, 2004). Esse foco no empoderamento é consistente com os princípios da psicologia positiva (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000). Harris (2016) descreve uma criança chamado “Ian” com medo social, que quando veste a capa e uniforme conjurava uma confiança desconhecida que lhe permitia brincar com os colegas no recreio. Harris também cita a compaixão do super-herói como uma ferramenta para conter o potencial bullying. Assim, ela usa o super-herói com poderes para reforçar a coragem e a compaixão na sala de aula.
Podes ler as novas aventuras do Super Reikinho em Reiki para Crianças e Pais…
2 comentários
Gelson Weschenfelder
Poh, bacana ver minha pesquisa no seu portal. Obrigado.
João Magalhães
Muitos parabéns Gelson pelo trabalho!!!