Super Reikinho - Reiki para Crianças

Super Heróis como forma de auxiliar crianças

Na prática de Reiki temos vindo a usar, com bastante sucesso, o Super Reikinho quer em ambiente de consultas, quer em escolas e há também uma razão fundamentada por as crianças gostarem tanto dele e o verem como um auxiliar na sua expressão emocional e energética.

Desde a década de 40 que algumas escolas e especialistas em psicologia infantil usam a personagem de Super Herói e o seu período anterior à manifestação dos super poderes, como forma de capacitar, empoderar a criança e ajudá-la a manifestar as suas emoções e pensamentos.

O trabalho “The pre-cloak superhero: a tool for superhero play and intervention” realizado por Chris Fradkin, Gelson V. Weschenfelder e Maria Angela Mattar Yunes, respetivamente da Psychological Sciences, University of California, Merced, CA, USA; Programa de Estudos em Educação, Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, Canoas, Brazil; Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, FURG, Rio Grande, Brazil, foi publicado na “Pastoral Care in Education, 2017 VOL . 35, NO . 2, 137–144″.

Podes ler aqui o PDF deste trabalho…

The pre-cloak superhero: a tool for superhero play and intervention

Um artigo recente (Harris, 2016) intitulado “Heróis da resiliência e da reciprocidade: o papel de apoio dos professores para reconceitualizar a brincadeira de super-herói em contextos da primeira infância” apresenta um argumento convincente para os benefícios de desenvolvimento de incorporar o brincar aos super-heróis ao currículo escolar de crianças pequenas. O autor, a educadora de infância Kathleen I. Harris (2016) emprega o super-herói com poderes para inspirar e motivar as crianças. Quando vestida com capa e uniforme, ela descobre que a criança está agora equipada para compreender medos e esperanças com coragem de super-herói (Hoffman, 2004). Esse foco no empoderamento é consistente com os princípios da psicologia positiva (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000). Harris (2016) descreve uma criança chamado “Ian” com medo social, que quando veste a capa e uniforme conjurava uma confiança desconhecida que lhe permitia brincar com os colegas no recreio. Harris também cita a compaixão do super-herói como uma ferramenta para conter o potencial bullying. Assim, ela usa o super-herói com poderes para reforçar a coragem e a compaixão na sala de aula.

Podes ler as novas aventuras do Super Reikinho em Reiki para Crianças e Pais…

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.