Autotratamento,  byosen,  Reiki

O autotratamento faz desenvolver sensibilidade?!

Sem dúvida que a sensibilidade surge com a prática, mas ser sensível é uma capacidade inata no ser humano, por isso mesmo somos também conhecidos como seres sencientes.

Quando nos dedicamos à prática de autotratamento, estamos a desenvolver a sensibilidade.

A sensibilidade desenvolvida com o autotratamento e prática de Reiki

A sensação é um mistério que desde a antiguidade é debatida por filósofos, cientistas e religiosos. Sentir todos sentimos, mas compreender a sensação e a forma como se desenvolve, manifesta e interpreta a sensibilidade, é algo que permanece muito em aberto.

A prática de Reiki, nomeadamente a meditação, o byosen e o autotratamento, assim como tratamento a outros, ajudam a desenvolver a percepção e a sensibilidade.

Isto explica-se pela necessidade de interiorização que nós, praticantes, começamos a ter. Colocamos as mãos, sentimos algo. O que?

É através deste questionar que vamos desenvolvendo a sensibilidade. Na realidade, é apenas dar voz, trazer ao consciente, o que já acontecia, mas nem por isso notavamos.

Como compreender a sensibilidade

Podemos compreender a nossa sensibilidade através da prática – pela meditação, pelo byosen e pelas próprias questões que colocamos.

  1. Meditação

    Traz a atenção até ti mesmo, ao teu corpo às tuas emoções.
    Entrega-te durante cinco minutos.
    A concentração no silêncio e na forma de estares contigo mesmo, irá ajudar-te a compreenderes cada vez melhor o que sentes.

  2. Byosen

    Coloca uma mão virada para a outra. Afastadas, juntas, vai fazendo experiências.
    Experimenta fazer o mesmo com o teu corpo.
    Com o corpo de outra pessoa.
    Com objetos.
    Com uma parede.

  3. Questionar

    Sabe escutar-te e confia em ti.
    Interroga o que estás a sentir. Por exemplo, tens uma sensação – pergunta, “O que estou a sentir?”.
    Aguarda a resposta.
    Se não tiveres uma indicação, tenta perceber o que essa sensação traz ao teu corpo, que memórias, emoções e pensamentos desperta.

A sensibilidade ajuda-nos cada vez mais a tomar autoconsciência e a alcançar a possibilidade do equilíbrio entre o que pensamos e o que sentimos. Isto é praticar Reiki e este é um dos objetivos da prática.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.