O autotratamento faz desenvolver sensibilidade?!
Sem dúvida que a sensibilidade surge com a prática, mas ser sensível é uma capacidade inata no ser humano, por isso mesmo somos também conhecidos como seres sencientes.
Quando nos dedicamos à prática de autotratamento, estamos a desenvolver a sensibilidade.
A sensibilidade desenvolvida com o autotratamento e prática de Reiki
A sensação é um mistério que desde a antiguidade é debatida por filósofos, cientistas e religiosos. Sentir todos sentimos, mas compreender a sensação e a forma como se desenvolve, manifesta e interpreta a sensibilidade, é algo que permanece muito em aberto.
A prática de Reiki, nomeadamente a meditação, o byosen e o autotratamento, assim como tratamento a outros, ajudam a desenvolver a percepção e a sensibilidade.
Isto explica-se pela necessidade de interiorização que nós, praticantes, começamos a ter. Colocamos as mãos, sentimos algo. O que?
É através deste questionar que vamos desenvolvendo a sensibilidade. Na realidade, é apenas dar voz, trazer ao consciente, o que já acontecia, mas nem por isso notavamos.
Como compreender a sensibilidade
Podemos compreender a nossa sensibilidade através da prática – pela meditação, pelo byosen e pelas próprias questões que colocamos.
- Meditação
Traz a atenção até ti mesmo, ao teu corpo às tuas emoções.
Entrega-te durante cinco minutos.
A concentração no silêncio e na forma de estares contigo mesmo, irá ajudar-te a compreenderes cada vez melhor o que sentes. - Byosen
Coloca uma mão virada para a outra. Afastadas, juntas, vai fazendo experiências.
Experimenta fazer o mesmo com o teu corpo.
Com o corpo de outra pessoa.
Com objetos.
Com uma parede. - Questionar
Sabe escutar-te e confia em ti.
Interroga o que estás a sentir. Por exemplo, tens uma sensação – pergunta, “O que estou a sentir?”.
Aguarda a resposta.
Se não tiveres uma indicação, tenta perceber o que essa sensação traz ao teu corpo, que memórias, emoções e pensamentos desperta.
A sensibilidade ajuda-nos cada vez mais a tomar autoconsciência e a alcançar a possibilidade do equilíbrio entre o que pensamos e o que sentimos. Isto é praticar Reiki e este é um dos objetivos da prática.