Manter o pensamento positivo

Quando a nossa mente desespera pelo pensamento positivo, mas só consegue encontrar a pressão e lembrança dos pensamentos negativos, há algumas técnicas que podemos aplicar para tentarmos cultivar a positividade em nós.

O pensamento positivo

Em primeiro lugar, todos temos direito a ter pensamentos negativos e é incrivelmente difícil a nossa mente estar apenas no que é positivo. Faz parte por um sem número de razões, principalmente o que vamos cultivando em nós próprios, inconscientemente e o muito que não tratamos ao longo da vida.

Nota. O trabalho que aqui indico tem a ver com características da filosofia de vida do Usui Reiki Ryoho e apenas pode ser feito quando nos sentimos com a energia, consciência e equilíbrio psicológico o suficiente para tal. Este não é um trabalho de psicologia, pois esses devem ser realizados pelos profissionais competentes.

Antes de começares a fazer uma observação de ti mesmo, é tempo de parar um pouco, de te colocares no momento presente e esvaziares a mente. Pratica com a seguinte meditação:

Com a mente serena, consegues trazer a consciência ao teu plano de atenção. Ter consciência que temos, que criamos pensamentos negativos é o primeiro passo.

Então começamos o primeiro exercício. Escreve e responde, numa folha de papel:

  1. Constantemente crio os seguintes pensamentos negativos……….
  2. Eles surgem quando……..
  3. Estou consciente deles?
  4. De que forma os tento travar?
  5. Sou bem sucedido?
  6. O que acho que precisava para cessar esses pensamentos?
  7. Porque não faço o que acho que devo fazer para cessar esses pensamentos?

Todos esses pensamentos negativos, são como frutos numa árvore. Eles vêm de muitos ramos, mas de uma única árvore e de uma única raiz.

O teu trabalho seguinte é compreender que raiz está a alimentar a árvore que dá esses frutos tão danosos.

Escreve e responde numa folha de papel:

  1. Observo todos os meus pensamentos negativos que já escrevi. O que eles têm em comum?
  2. Quando eu penso no que têm em comum, o que surge na minha mente?
  3. Escreve esse pensamento……..
  4. Descreve essa situação e localiza-a no tempo…….
  5. Observa se outras situações como essa surgiram no tempo, principalmente antes do tempo desse pensamento. Por exemplo, tens um sentimento de perda e vem-te uma situação à memória. Mas será que não tiveste outro sentimento anteriormente?
  6. Tenta encontrar o primeiro momento em que sentiste perda. Vai registando momento a momento.

Após compreendermos que pensamentos temos, que raiz comum os origina e que tempo/situação os fez surgir, é tempo de os tratarmos.

Faz uma lista com uma coluna no lado esquerdo com os teus pensamentos negativos. Depois, do lado direito, faz uma lista dos pensamentos positivos que podem ser o antídoto para esses pensamentos negativos. Caso queiras, acrescenta mais uma coluna onde colocas uma afirmação positiva, uma espécie de mantra, algo como perante o sentimento de perda: “Eu posso contar comigo”, “Fiz tudo o que foi correto, eu aceito-me”, terá que ser algo que só mesmo a ti faça sentido.

Tratar significa assumir um percurso terapêutico, assim, indica a ti mesmo: Eu assumo o compromisso de diariamente me tratar:

  1. Observo os meus pensamentos negativos;
  2. Paro o seu crescimento compreendendo que neste preciso momento (só por hoje) tudo está bem;
  3. Cultivo o meu pensamento positivo constantemente;
  4. Mudo os meus hábitos e considero a grande oportunidade que tenho de viver.

Na prática do Usui Reiki Ryoho, temos ainda a técnica Nentatsu Ho, que significa “Técnica para Alcançar o Pensamento Positivo”

Não é fácil lidar com os pensamentos negativos. Para alguns pode parecer incrivelmente simples, tem a ver com as suas condições e para outros, poderá ser extremamente difícil. Mas como tudo na vida, é preciso treino, prática, consciência.

Só por hoje, vale a pena praticar.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.