2020 - Esforço Correto,  Filosofia de Vida,  Reiki em tempo de emergência

Dia 2 – Só por hoje, confio – afirmo a minha capacidade, ajudo os outros a acreditarem em si (Cinco dias sem medo)

É natural surgir o medo, mas faltar-nos confiança para lidar com ele é que já não é natural. Todos nós, sem excepção temos tudo o que é necessário para sentirmos autoconfiança e capacidade.

Então, porque nem sempre nos sentimos confiantes, capazes e porque até deixamos de acreditar em nós e nos outros, deixando o medo sobrepor-se?

O medo e como lidar com ele com o segundo princípio de Reiki

Há várias formas de abordarmos o medo, mas tomando consciência dele, de nós e das nossas ações, pode ajudar a trazer uma luz sobre essa sombra na nossa vida.

Quando o Mestre Usui nos indica como segundo princípio “Só por hoje, confio” ou “não te preocupes”, ele não quer que sejamos irresponsáveis, muito pelo contrário, ele adverte-nos para tomarmos as rédeas da nossa vida.

Mais ainda, ele dizia:

Confia no Universo que o Universo confia em ti.

Mikao Usui

Então o que é confiar, não preocupar e lidar com o medo?

É um ato de assumir responsabilidade.

Com isto, o Mestre Usui não disse que nos devemos esmagar com o peso da responsabilidade, pelo contrário, ele indica que ser responsável é saber “guiar para uma vida pacífica e feliz“.

Quando encaras o medo estás a motivar a tua autoconfiança. Sabes que é uma emoção causada pela tua mente, a mesma que também sabe criar emoções como coragem, força, resiliência, autoconfiança.

Então como podes desenvolver estas emoções positivas?

  1. Autoconsciência

    Observa-te, compreende que sementes despertam o medo e que raízes o alimentam, este é o princípio para ultrapassar qualquer situação gerada pela mente.

  2. Respiração

    Pratica a técnica Joshin Kokyu Ho. Uma respiração saudável traz-te mais energia, ajuda a reciclar a energia estagnada e a energia emocional.

  3. Enviar Reiki

    Envia reiki para as situações que te trazem medo, essa é uma forma de também o encarares e ultrapassares. É como se o estivesses a resolver com amor.

Saber confiar é também saber gerir expetativas e isso ajuda-nos a ultrapassar qualquer medo. Quando sabemos estar em harmonia de mente e coração nas nossas decisões, tudo muda.

Não tenhas medo… és capaz! Observa as tuas condições e os teus pensamentos, cria o que é necessário para alcançar os teus objetivos.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.