
Cultivar a compaixão por uma pessoa difícil – 4º Passo
Gostar de uma pessoa difícil, que nos traz sofrimento, que nos magoou, traiu, insultou, enganou, não é de todo fácil.
Praticar diretamente a compaixão para com uma pessoa assim, pode até trazer-nos dor ao coração, por isso mesmo, precisamos fazer uma prática consolidada, sabendo o valor dos pensamentos positivos e tomando consciência do que os pensamentos negativos nos podem trazer.
Ser compassivo não é ser melhor que o outro, é saber auxiliar-se a si mesmo e auxiliar o outro no alívio do seu sofrimento.
Podes escutar esta meditação aqui…
Meditar para cultivar a compaixão por uma pessoa difícil
- Começa por sentir o teu corpo;
- Relaxa cada músculo;
- Permite-te vivenciar a tua respiração;
- Quando quiseres, presta atenção às tuas emoções;
- Sorri para elas;
- Deseja a ti mesmo, “que eu tenha saúde, que tenha felicidade, que a vida me traga tudo de bom”;
- Fica nesta prática entre 5 a 10 minutos;
- Depois, pensa num amigo teu;
- Leva a ele também esses bons desejos compassivos;
- Quando quiseres, pensa numa pessoa que não conheces, que apenas viste ocasionalmente;
- Deseja “que esteja bem, que possa ser feliz, que a vida lhe dê tudo de bom”;
- E vamos caminhar para o passo de cultivares compaixão por alguém que te traz dificuldades e sofrimento;
- Toma nota das tuas emoções
- Poderão surgir emoções como raiva, medo. Pensamentos negativos e desejos de insultar, tudo isso faz parte, mas se cederes a esse discurso, tudo voltará ao mesmo sofrimento;
- Sorri para essas situações, alivia o teu coração;
- Deseja a essa pessoa “que esteja bem, que possa ser feliz, que a vida lhe dê tudo de bom”;
- Permite essa emanação perdurar algum tempo;
- Quando quiseres terminar, agradece.
Como vês, para chegarmos a este passo, precisamos cultivar muita compaixão. A maior de todas as bases é a compaixão por ti mesmo. É como se estivesses a criar condições para o terreno do teu ser estar fértil e bem cuidado, podendo assim fazer crescer as boas sementes que cultivas, que darão bons frutos.
Esses frutos, é a compaixão que irás partilhar com os outros.

