
Não tenhas medo de viver
Tantas preocupações, tantos pensamentos e emoções trazem-nos o medo de viver. Fechamo-nos em nós próprios, nas nossas vidas. Queremos curar-nos, mas não encontramos a forma nem a força para tal.
O medo de viver tira-nos a capacidade de respirar, de pensar, de sentir a liberdade que alcançamos e a maior responsabilidade de todas – viver porque se está vivo, honrar a vida porque se vive.
Ultrapassar o medo de viver com cinco princípios
O Mestre Usui indicava:
A lei natural do Grande Universo e cada espírito humano, como pequeno universo, devem ser constantemente unidos, existindo como um.
Mikao Usui
Ter medo de viver é afastarmo-nos da vida, das leis naturais que nos guiam diariamente. A tristeza, mágoa, raiva que cultivamos, será alimentada com a nossa pouca energia, porque nos fechamos à vida. Ficamos corroídos pelos nossos próprios pensamentos e sentimentos, presos ao que nós próprios criamos.

Então, a filosofia de vida do Usui Reiki Ryoho, pede-nos para sermos audaciosos, para ultrapassarmos as nossas próprias questões e prisões – Construir harmonia, autoconfiança, gratidão, diligência e bondade.
O medo de viver não significa que a pessoa seja fraca, mas sim que está numa fase de vida onde a sua força está quebrada e que tudo aquilo que mais desejava se encontra longe e obscurecido. Como reencontrar essa chama interior que nos faça apreciar a vida?
Cinco princípios para o medo de viver
Coloca as mãos em gassho, um sinal de respeito para contigo mesmo. Fecha os olhos. Lembra-te do que te traz medo de viver. Lenta e profundamente, recita cada princípios, como se fosse um vento forte que afasta esses pensamentos errados, como se fosse uma chama que te ilumina interiormente.
Só por hoje…
- Sou calmo
Sente em ti a paz que existe em todos nós, que é inata e à qual tu podes voltar. Rodeia-te da tua própria paz, inspira a tua própria paz e reconsidera-te digno de ti mesmo.
- Confia
Acredita que és capaz. Cada desafio que te surge na vida, mostra-te isso mesmo. Recorda-te daqueles que já ajudaste e que se não fosse a tua força, não teriam conseguido chegar a si mesmos. Lembra-te de dar a ti o que foste capaz de dar a outros.
- Sou grato
Recorda cada situação que te traz o medo de viver, como se fosse uma lição do teu livro de História. Essa lição tem um valor, é lenha que te pode ajudar a crescer, é uma vivência necessária. Recorda-te que és tu que escreves o final dessa história.
- Trabalho honestamente
Tem força, acredita em ti, sê diligente e honesto para ti mesmo. Os teus pensamentos, os teus sentimentos, vêm de um só lugar, não te separes, une-te.
- Sou bondoso
Acredita em ti e sê o teu maior amigo. Sente o calor do amor que tens pelos outros e partilha contigo esse mesmo calor. A vida tem um valor que apenas tu podes dar. Afasta esse medo com bondade.
Aplica a técnica da respiração, para que possas “reciclar” a tua energia vital e adquires um momento de paz nos pensamentos e sentimentos. Muda o teu pensamento, cultivando práticas positivas, com a técnica Nentatsu.
Alcançamos o feito mais difícil de todos – viver. Essa mesma vida, pede-nos o esforço de a honrarmos, de sabermos ultrapassar o nosso sofrimento e ajudar os outros a ultrapassar o seu próprio sofrimento, porque “nenhum homem é uma ilha” e a nossa força interior merece ser partilhada.


