
Tratar a epilepsia com Reiki
A epilepsia pode afetar várias funções mentais e físicas da pessoa e quem tenha estas condições deve ser sempre acompanhado pelo médico. Na perspetiva da prática de Reiki, complementarmente, podemos ajudar com tratamento ou mesmo sendo a pessoa praticante, através do seu autocuidado.
A aplicação de Reiki para a epilepsia
Assim como o tratamento médico é personalizado, também a abordagem da prática o tem que ser.
Reiki aborda unicamente a energia da pessoa, mas para compreendermos como essa energia é gerada na pessoa e como ela a trabalha, por vezes temos que compreender hábitos, condições de vida, perspetivas, pensamentos e emoções.
O sentir da epilepsia é como se houvesse uma grande “carga eléctrica” acumulada, que não descarrega nem equaliza. Que movimentos da energia, que bloqueios surgiram, que sobrecargas (inflamações) aconteceram para que tal se manifestasse?
A pessoa está em tensão, ou relaxada e teve em tensão antes?
Como flui a energia pelo seu corpo?
Precisamos compreender o fluxo de energia da pessoa e também o tipo de energia que produz diariamente, através dos seus hábitos, pensamentos e emoções. Então, podemos depois tratar, seguindo passos como:
- Byosen
Ter a percepção de como a energia flui em todo o corpo da pessoa.
Sentir quais os bloqueios que se manifestam e a irradiação (byosen) de desequilíbrios que possa ter. Tudo deve ser equilibrado. - Descarregar
Para que o fluxo de energia seja constante, reciclado e revigorante para a pessoa, o “enraizamento” é necessário. Enraizamento é apenas um conceito para a mente compreender que deve “descarregar” deixando a energia fluir de cima para baixo.
Podes aplicar Reiki no Chakra Raiz, ao longo da bacia e Cóccix, coxas, joelhos, canelas e pés. - Equilíbrio emocional
Trata a região abdominal, procurando tensões e equilibrar as mesmas. Atenção particular à zona energética do fígado.
- Tratamento local
Depois de harmonizar as emoções, com o plexo solar e chakra cardíaco, vamos trabalhar a região da cabeça.
Começa por aplicar Reiki nos ombros e depois nos pulmões.
De seguida, lentamente, vai observando o byosen na cabeça, limpando os excessos e promovendo o escoamento de energia e o equilíbrio de toda a área.
Equilibrar a energia representa também o esforço que se faz para equalizar os pensamentos e emoções, assim como observar o stress exterior que a vida nos traz.


