
Publicidade ou esclarecimento e incentivo?
É muito natural que hoje em dia se vejam cada vez mais artigos sobre a prática de Reiki, assim como anúncios a cursos, terapias, aulas, etc…
Para uns, é perfeitamente natural, para outros faz muita confusão ou porque consideram Reiki como um movimento espiritual que deve ser gratuito ou porque gostam de estar mais em pano de fundo.
Ao longo dos anos, tenho observado muitas pessoas criticarem as publicações e mesmo os anúncios, para depois, passado algum tempo, o começarem também elas a fazer, o problema é que o veneno da crítica fora já lançado e o dano no coração de quem o recebeu pode ter as suas repercussões.
No jornal digital da Associação Portuguesa de Reiki – Reiki em Portugal, só em 2019 publicamos cerca de 183 artigos sobre as atividades de voluntariado e esclarecimento. Se não publicássemos, alguém saberia delas? Quem sabe que na Santa Casa da Misericórdia da Covilhã se pratica voluntariado Reiki? Ou que na penitenciária de Lamego se faz Reiki?
Muitas vezes, se não divulgarmos, estamos a perder memória de algo tão bom que é feito, não estamos a apoiar quem faz, nem a ajudar no esclarecimento. A humildade não é alguém fazer-se melhor que os outros indicando a sua moral, a humildade vê-se pelas ações. Se ninguém tivesse conhecido a madre Teresa de Calcutá, não teriam ficado inspirados por ela e hoje em dia tanta gente faz “publicidade” a ela e às suas citações, como algo em que acredita e tal é uma validação de si mesmo. Da mesma forma, se não fosse o Grande Terramoto de Kanto, a 1 de Setembro de 1923, o Mestre Usui não teria alcançado tanta fama.
Antes de criticarmos, temos que observar o que temos na nossa mente e coração, temos que compreender o que está a ser feito e porque.
Alguns exemplos do passado de publicidade e esclarecimento
Para que se compreenda como era em tempos idos, aqui ficam alguns exemplos do Mestre Hayashi e da Mestre Takata.
Os anúncios e esclarecimentos do Mestre Hayashi
Quando o Mestre Hayashi esteve no Havaí, foram publicados 71 artigos e mesmo anúncios no jornal Hawaii Hochi. Nestes encontramos divulgação do que é o Usui Reiki Ryoho e quando pode ser aprendido.
Um Mestre do Reiki Ryoho chegou ao Havaí
A seguinte fotografia é do jornal Hawaii Hochi, que poderás ler no trabalho de Masaki Nishina “As iniciativas de Hayashi no Havaí“.

Um Mestre do Reiki Ryoho
Sr. Chujiro Hayashi chegou ao Havaí
Datas dos Seminários confirmadas, a serem realizadas em Waimea e Kapaa
(Relatório da filial de Kauai) O Sr. Chujiro Hayashi, um mestre do Reiki Ryoho no Japão, acompanhado pela sua filha Kyoe, chegou ao Havaí, em parte para passear, recentemente por navio, por um grande pedido da sua discípula, Srª Takata. Chegaram no dia 5 à ilha de Kauai e no dia seguinte, a 6, a Srª Kealia Takata guiou-os a uma visita até à filial para nos conhecermos. O plano é permanecer na ilha durante uma semana, mas decidiram realizar um seminário para promover e espalhar esta técnica de tratamento ainda mais, para as famílias no geral, pois havia já pessoas que haviam participado em seminários com a Srª Takata, anteriormente. Assim, os seminários serão realizados na casa do Sr. Tsurutani de Waimea (provavelmente não na ilha do Havaí, mas na ilha de Kauai) por 3 dias, no dia 8, amanhã, 9 e 10. E ainda na casa do Sr. Nobuo Watamura de Kapaa, por quatro dias, de 12 a 15. O Sr. Hayashi visitou o Consulado Geral do Império para saudações e ficou muito agradado por reencontrar a esposa do Cônsul General, Srª Fukuma, sua velha conhecida. A sua filha, Kiyo tem muita experiência em Ikenana e Cha-no-yu. A Srª Saeko Noda, proprietária de um salão de cabeleireiros em Tokyo, acompanha-a, apesar da Srª Noda dizer que esta é a sua primeira visita à ilha de Kauai.
As iniciativas de Hayashi no Havai
Como é bem conhecido, diz-se que o Reiki Ryoho elimina a raiz da causa da doença através de Reiki, sem usar medicação e que é uma terapia que qualquer um pode fazer se assim o quiser.
Os anúncios e esclarecimentos da Mestre Takata
Partilho contigo o exemplo de anúncios e artigos de esclarecimento da Mestre Takata:
- Mestre Takata abre as mentes ao Reiki;
- Mestre Takata fala sobre o Reiki (transcrição de uma gravação).

Os praticantes de Reiki são pessoas, com questões como qualquer outra pessoa. Quando se pergunta porque a prática não está mais aceite, muitas vezes o problema não está nos que não praticam.
Porque não nos recordamos mais vezes da Missão que o Mestre Usui nos legou e porque os próprios praticantes não se interajudam?

Reiki traz-nos valiosas sabedorias ao longo da prática, principalmente o alcançar uma mente pacífica.

