Budismo

Proteger o nosso Meio Ambiente – um ebook

O século XXI é considerado o século da proteção ambiental. É fácil de compreender porquê. A poluição ambiental e destruição ecológica atingiram o ponto em que se tornaram graves ameaças para a saúde da humanidade. No entanto, a consciencialização para esta questão, tem vindo a crescer desde há algum tempo.

Proteger o nosso Meio Ambiente, uma perspetiva budista

Desde o United Nations’ “Earth Summit” em 1992, houve um crescimento internacional no suporte à conservação e proteção ambiental.

Enfrentar o desafio de fazer a nossa parte para proteger o meio ambiente, a fim de dar às gerações futuras uma oportunidade justa de viver, trabalhar em paz e felicidade num planeta saudável e próspero, tornou-se a principal preocupação ética e científica para os que vivem neste século.

O budismo tem muito a dizer sobre este tópico, pois é uma religião que sempre incorporou a ética da tomada de consciência e proteção ambiental. Os sutras budistas, os ensinamentos sagrados, que remontam a 2.500 anos, recordam-nos para não apenas que amarmos os nossos vizinhos, mas também ensinam-nos a amar o nosso meio ambiente. Os sutras ensinam-nos que todos os seres vivos têm a natureza de Buda[1], e que todo o ser, sensível ou não, tem a mesma sabedoria, perfeita e inerente. Há uma história dos sutras sobre um bodhisattva[2] que amava tanto o meio ambiente que se preocupou por poluir o planeta toda vez que descartava um bocado de papel. Ele  preocupava-se em alarmar o planeta sempre que pronunciava uma frase e preocupava-se em arranhar o chão todas as vezes que dava um passo. A atenção profunda e vigilante do ambiente deste bodhisattva dá-nos um exemplo valioso a imitar.


[1] 1. A natureza primitiva inerente à qual a iluminação é um processo de descoberta.

[2] 2. Um praticante budista que prometeu se tornar um Buda para libertar todos os seres.

Doze diretrizes para proteger o nosso Meio Ambiente

  1. Fala suavemente – evita incomodar os outros.
  2. Mantém o chão limpo – elimina o lixo.
  3. Mantém o ar limpo – não fumes ou poluas.
  4. Respeita-te a ti mesmo e aos outros – evita cometer atos violentos.
  5. Sê educado – evita intrometer-te na vida nos outros.
  6. Sorri – evita encarar os outros com uma expressão de raiva.
  7. Fala gentilmente – evita proferir palavras abusivas.
  8. Segue as regras – não procures isenções ou privilégios.
  9. Cuida das tuas ações – evita violar as regras da ética.
  10. Consome conscientemente – não desperdices.
  11. Vive com um propósito – evita viver sem rumo.
  12. Pratica a bondade – evita criar pensamentos maliciosos.

Podes fazer download do PDF deste ebook Proteger o nosso Meio Ambiente aqui…

Este livro foi traduzido e publicado no âmbito de Lisboa Capital Verde 2020, como um incentivo à proteção ambiental e consciência ecológica.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/