
Proteger o nosso Meio Ambiente – um ebook
O século XXI é considerado o século da proteção ambiental. É fácil de compreender porquê. A poluição ambiental e destruição ecológica atingiram o ponto em que se tornaram graves ameaças para a saúde da humanidade. No entanto, a consciencialização para esta questão, tem vindo a crescer desde há algum tempo.
Proteger o nosso Meio Ambiente, uma perspetiva budista
Desde o United Nations’ “Earth Summit” em 1992, houve um crescimento internacional no suporte à conservação e proteção ambiental.
Enfrentar o desafio de fazer a nossa parte para proteger o meio ambiente, a fim de dar às gerações futuras uma oportunidade justa de viver, trabalhar em paz e felicidade num planeta saudável e próspero, tornou-se a principal preocupação ética e científica para os que vivem neste século.
O budismo tem muito a dizer sobre este tópico, pois é uma religião que sempre incorporou a ética da tomada de consciência e proteção ambiental. Os sutras budistas, os ensinamentos sagrados, que remontam a 2.500 anos, recordam-nos para não apenas que amarmos os nossos vizinhos, mas também ensinam-nos a amar o nosso meio ambiente. Os sutras ensinam-nos que todos os seres vivos têm a natureza de Buda[1], e que todo o ser, sensível ou não, tem a mesma sabedoria, perfeita e inerente. Há uma história dos sutras sobre um bodhisattva[2] que amava tanto o meio ambiente que se preocupou por poluir o planeta toda vez que descartava um bocado de papel. Ele preocupava-se em alarmar o planeta sempre que pronunciava uma frase e preocupava-se em arranhar o chão todas as vezes que dava um passo. A atenção profunda e vigilante do ambiente deste bodhisattva dá-nos um exemplo valioso a imitar.
[1] 1. A natureza primitiva inerente à qual a iluminação é um processo de descoberta.
[2] 2. Um praticante budista que prometeu se tornar um Buda para libertar todos os seres.
Doze diretrizes para proteger o nosso Meio Ambiente
- Fala suavemente – evita incomodar os outros.
- Mantém o chão limpo – elimina o lixo.
- Mantém o ar limpo – não fumes ou poluas.
- Respeita-te a ti mesmo e aos outros – evita cometer atos violentos.
- Sê educado – evita intrometer-te na vida nos outros.
- Sorri – evita encarar os outros com uma expressão de raiva.
- Fala gentilmente – evita proferir palavras abusivas.
- Segue as regras – não procures isenções ou privilégios.
- Cuida das tuas ações – evita violar as regras da ética.
- Consome conscientemente – não desperdices.
- Vive com um propósito – evita viver sem rumo.
- Pratica a bondade – evita criar pensamentos maliciosos.
Podes fazer download do PDF deste ebook Proteger o nosso Meio Ambiente aqui…
Este livro foi traduzido e publicado no âmbito de Lisboa Capital Verde 2020, como um incentivo à proteção ambiental e consciência ecológica.

