2020 - Esforço Correto,  Filosofia de Vida

O presente hoje será o passado amanhã – como construíres um bom passado

Começamos os cinco princípios com uma atitude – Só por hoje. Esta é uma atitude que nos recorda a atenção plena que devemos prestar ao momento presente.

Por vezes, olhamos para a nossa vida e vemos peso, escuridão. Surgem os momentos de tristeza, os erros e compreendemos porque parece que não nos mexemos – são tantas as âncoras que nos agarram ao chão da vida… no passado.

Construir um bom passado com o momento presente

Não conseguimos apagar o passado, ele existiu e foi um momento presente onde pensamos, sentimos, agimos. Se o fizemos de forma errada, isso tem a ver com a consciência que tínhamos cultivado na altura. A forma de pensar, sentir e agir estavam dependentes disso.

A situação que vivemos, esteve dependente de nós.

Se alguém agiu de forma errada connosco, essa pessoa terá a sua necessidade de resolução, no entanto, nós sofremos pela forma de pensar, sentir e agir que tivemos nessa altura.

Quando reconhecemos isto, compreendemos que tudo depende da nossa consciência. Aquela que temos neste momento, de certo que não será a que tivemos no passado, mas como essa constatação nos poderá ajudar?

Corrigir o passado não o repetindo

Se a ansiedade corrói os teus pensamentos e emoções, ela surgiu algures no tempo com uma situação, a qual tu repetes constantemente. Uma situação é avaliada pelos teus pensamentos, sentida pelas tuas emoções e tem um resultado que é fruto da conjugação dos dois, transbordando em ação.

Essa ansiedade primordial acompanha-te noutras situações que parecem diferentes, mas que vivem do mesmo pensamento e das mesmas emoções, podendo resultar no mesmo tipo de ações.

Uma forma de sanares esse passado, neste caso esse processo de ansiedade, é não o voltares a repetir. Parece absurdo e impossível, mas talvez não seja.

Quando tomas consciência que o teu pensamento está errado e que ele gera emoções, então tudo começa por aí.

Lembra-te que foi muito simples o teu pensamento errado surgir, mas ele foi alimentado ao longo do tempo e criou raízes profundas na tua mente. Para ele sair, terás que trabalhar diligentemente.

Ao início, vai parecer ser o esforço tão grande quanto o moveres uma montanha, mas depois, com o hábito positivo que cultivas, compreendes que essa montanha era uma ilusão criada por ti próprio.

Se sentes que não estás a ter capacidade para mudar o teu pensamento, se te sentes perdido, sem forças, então tens que procurar ajuda externa profissional.

Viver o presente, para um melhor passado

Já vimos que voltar atrás não voltamos, mas que conseguimos tomar consciência das ações e não voltar a repeti-las. Então podemos tratar as nossas ações do passado com bondade.

Além disso, ainda pode surgir um problema – a mente não se convencer! Consciência e mente são coisas diferentes e quando a mente não compreende algo, ela agarra-se com toda a força a essa interrogação. Então precisamos cultivar a mente com conhecimento e sabedoria que são positivos.

Uma das formas de o fazer é criares afirmações positivas que te façam sentido e que assim cultivem a mente. Por exemplo:

  • Os meus pensamentos foram errados, hoje penso de forma saudável;
  • As minhas emoções foram descontroladas, hoje as minhas emoções são harmoniosas.
  • As minhas ações foram prejudiciais, hoje as minhas ações são positivas e bondosas.

Vamos resumir estes conceitos através dos cinco princípios:

  1. Só por hoje

    Vive o teu momento. Há alturas em que tens que te focar no trabalho e nos problemas, mas há alturas em que podes apreciar a vida.

  2. Sou calmo

    Constrói harmonia no presente, como uma sanação daquela que não houve no passado.

  3. Confio

    Acredita em ti mesmo, só tu te poderás resolver.

  4. Sou grato

    Agradece pelas incríveis lições que a vida te traz. Há coisas que não compreendemos mesmo, mas não vivemos apenas por nós próprios, também nos interrelacionamos com os outros e estamos interdependentes.

  5. Trabalho honestamente

    Sê diligente na tua mudança, persevera para mudar o que tens a mudar, pois ainda tens tempo.

  6. Sou bondoso

    A “punição” já é a tua lembrança, sê bondoso para contigo, muda os teus pensamentos, trata-te com carinho e fortalece o teu momento presente com amor. Muda esse peso para entendimento e deixarás de ter punição.

Podes aplicar como técnicas de apoio a prática de Joshin Kokyu Ho, para meditar e o Nentatsu, para mudares o pensamento.

Aprender a viver o presente significa construir um presente positivo, onde aproveitas o momento mesmo quando ele é difícil, onde colocas o construtivo no lugar do destrutivo. Amanhã, daqui a um ano, quando olhares para trás, verás que o teu passado tem coisas positivas, tens um bom passado contruído através do peso de pensamentos, emoções e ações prejudiciais, mas que te levaram ao melhor de ti mesmo. De ti… chegas ao outro.

Em Reiki, Meditação e Consciência poderás encontrar várias formas para mudares o teu pensamento, através da tomada de consciência.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.