
Mãos em Gassho é sentir a energia
“Colocamos as mãos em gassho (mãos juntas) e esperamos o sinal”. Estas foram palavras da Mestre Takata que representam muito bem os ensinamentos que o Mestre Hayashi lhe transmitiu.
Gassho – as mãos juntas é também para sentir a energia
A nossa mente bloqueia no que não compreende e muitas vezes preenche-se de dogmas, preconceitos e memórias que apenas lhe trazem prejuízo. Para nós, portugueses, colocar as mãos juntas só se for para rezar. Esta é a nossa tradição, no entanto, precisamos ir um pouco mais além.
O Usui Reiki Ryoho é um método japonês imbuído da cultura japonesa, dele indissociável. Quando o Mestre Usui indicava aos seus alunos para se tratarem as suas indicações eram:
- Postura
Colocar na postura correta, o que para um japonês significa sentar em seiza (bacia em cima dos pés) ou em lótus.
- Sentir
Colocar as mãos em GASSHO, as palmas das mãos juntas e quando se sentir algo nas mãos, Reiki está a fluir.
Tentar perceber o byosen, ou seja, a irradiação do desequilíbrio no corpo. - Tratar
Colocar uma mão ou ambas no local onde o byosen indica que está em desequilíbrio.
Então, quando colocamos as mãos em gassho, ou seja as palmas das mãos juntas, não estamos a rezar, por que a prática de Reiki não é uma religião ou movimento espiritual. Estamos a trazer concentração para o momento presente e sentir a energia em nós.
Se a tua mente está com este prejuízo, pensa nele como uma âncora que te pode reter no teu avanço. Coloca as mãos juntas, se quiseres com outra inclinação, sente a energia a fluir entre elas.

