Manual MSD sobre Reiki

O Manual MSD, versão saúde para a Família tem uma entrada sobre a definição de o que é Reiki. Apesar da interpretação não representar totalmente os conceitos, por exemplo os profissionais praticantes não têm poderes curativos, a pessoa sim é que tem o seu sistema vivo estimulado para a homeostasia, não deixa de ser uma interessante referência, principalmente ao indicar que é seguro, apesar de não ter uma eficácia comprovada.

Reiki

Por Steven Novella, MD, Yale University School of MedicineÚltima revisão/alteração completa nov 2017

Reiki é de origem japonesa. Nessa terapia, os profissionais praticantes alegam que canalizam a energia por meio das mãos e a transferem para o corpo da pessoa para chegar à cura. Acredita-se que os profissionais praticantes têm poderes curativos especiais, que são exigidos para esses tipos de tratamento. Os profissionais praticantes completam um curso de treinamento com a intenção de desenvolver a habilidade de direcionar a energia de cura para os outros. Os profissionais praticantes não tocam o cliente ou fazem contato muito leve com as pontas dos dedos.

A eficácia do Reiki não foi comprovada. Ele é seguro.

Steven Novella, MSD

Fonte: MSD, versão saúde para a Família

Sobre o manual MSD

Publicado pela primeira vez em 1899 como um pequeno livro de consulta para médicos e farmacêuticos, tanto o tamanho como o escopo do Manual aumentaram, fazendo com que ele se tornasse um dos recursos médicos abrangentes mais amplamente usados por profissionais e pelo público em geral. Conforme o Manual evoluiu, ampliou continuamente o alcance e a profundidade das informações prestadas de modo a refletir a missão de oferecer as melhores informações médicas da época para uma ampla gama de usuários, incluindo profissionais médicos e alunos de medicina, veterinários e alunos de veterinária e público leigo.


MSD e os Manuais MSD

Merck and Co., Inc., sediada em Kenilworth, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) é uma das maiores empresas de saúde mundiais trabalhando para que o mundo se sinta bem. Desde o desenvolvimento de novas terapias para o tratamento e prevenção de doenças até a assistência a pessoas carentes, estamos comprometidos em melhorar o bem-estar por todo o mundo.  O Manual foi publicado pela primeira vez em 1899 para prestar um serviço comunitário.  O legado deste excelente recurso continua na forma dos Manuais Merck nos EUA e Canadá e Manuais MSD no resto do mundo. Obtenha mais informações sobre nosso compromisso para com o Conhecimento Médico Mundial.

1 thought on “Manual MSD sobre Reiki”

  1. Ana Paula Casimiro em

    Olá mestre eu fiz autotratamento de cura para a minha filha mas ela tem algum receio anda muito ansiosa com a escola os estudos mas fiz ainda esta em casa mas vai melhorar hoje já me pediu para fazer a culuna não podia com dores e passou gratidão infinita

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.