Budismo

Budismo e Psicologia – um ebook

Psicologia é a ciência da mente que engloba a investigação das atividades mentais na vida humana. No Ocidente, teve a sua origem na ciência médica, filosofia, ciências naturais, religião, educação, sociologia e estende-se à miríade de muitas outras disciplinas e práticas. Na sociedade contemporânea, a psicologia é aplicada à educação, indústria, negócios, saúde, defesa nacional, lei, política, sociologia, ciência, artes e mesmo desporto.

A psicologia examina as funções da mente e os modos de comportamento humano. Os psicólogos ocidentais trabalham para estudar o desenvolvimento da personalidade e as determinantes do comportamento. Devido às suas limitações inerentes, a psicologia ocidental tem apenas um sucesso parcial na transformação e melhoria da personalidade. O Budismo, por outro lado, compreende muito profundamente a natureza psicológica do ser humano e desenvolveu métodos de tratamento eficazes. Como revelado no Sutra Avatamsaka, o Sutra da Guirlanda de Flores, “A nossa perceção dos Três Reinos surge da mente, assim como os Doze Elos da Génese Condicionada; O nascimento e a morte emanam da mente, extinguem-se quando a mente cessa”.

A análise da mente no Budismo é multifacetada e sofisticada. Como uma prática espiritual, o Budismo contém inúmeras descrições da natureza e funções da mente, assim como instruções de como procurar, aceitar e refinar. Assim, a Psicologia Budista tem muito a oferecer, tal como a Psicologia ocidental.

Podes fazer o download do PDF do livro Budismo e Psicologia aqui

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.