Tao

Aplicar Reiki num tumor

Cada vez mais pessoas recorrem a Reiki para alívio dos efeitos secundários do seu tumor, mas existem ainda algumas dúvidas, entre os próprios praticantes, sobre a ação da energia nesse aglomerado de células.

O que faz realmente a prática de Reiki e como ela interage com um tumor?

Como aplicar Reiki num tumor

É comum dizermos “vou aplicar Reiki na minha dor de cabeça“, ou “vou aplicar Reiki nas costas doridas”, ou ainda “vou aplicar Reiki para acalmar a minha ansiedade“, mas será que estarmos realmente a tratar essas condições pela prática de Reiki?

O Usui Reiki Ryoho diz respeito à energia e à mudança de consciência da pessoa, não é uma técnica de manipulação física ou psicológica, não realizamos massagem ou hipnoterapia, mas tratamos toda e qualquer condição, pela prática de Reiki, ou seja, o fluxo da energia.

Isto mesmo o Mestre Usui indicava nos seus preceitos ao dizer “A medicina espiritual para todas as doenças” – ou seja, o tratamento através da energia Reiki (energia universal/espiritual) para todas as condições da pessoa.

Ao tratar a dor de cabeça, eu estou a tratar a irradiação, o bloqueio ou inflamação que está naquela região, da mesma forma, ao tratar a ansiedade, estou a harmoniar a energia na pessoa ou em mim mesmo.

Reiki num tumor

Seguindo este raciocínio, compreende-se que tratamos todas as condições referentes à energia e não a campo físico e mental. Estes campos sim, produzem energia – aquela que tratamos.

Da mesma forma, um tumor tem um byosen próprio. Não algo que indique claramente que está ali um tumor. O praticante de Reiki não faz análises, TAC ou ressonâncias magnéticas, ele apenas observa o byosen e trata-o.

Alguns praticantes, têm receio em tratar um tumor colocando as mãos diretamente sobre ele. Isso acontece pelo mito (não se sabe por quem criado) de que poderia espalhar o tumor por estar a ser “alimentado” por energia. Então, convém esclarecer algo esquecido – Reiki representa a energia vital que anima o nosso corpo, não uma energia que potencia qualquer tipo de energia. A energia vital é passiva e representa a homeostasia, coisa que um tumor não representa pois é um desequilíbrio.

Muitas vezes estamos a aplicar Reiki em tumores e não fazemos a mínima ideia, nem o temos que saber, pois apenas lidamos o propósito de trazer harmonia e equilíbrio à energia da pessoa.

A aplicação de Reiki sobre byosen irregular representa o quebrar desse byosen, para que regresse ao estado de harmonia e equilíbrio que estava.

Então como poderemos aplicar Reiki num tumor? Vamos pressupor que a pessoa nos indica que tem.

  1. Byosen

    Começa por sentir o byosen em todo o corpo da pessoa. Observa cada região que esteja em desequilíbrio.

  2. Limpeza

    Para auxiliares o tratamento, podes começar por limpar para zona que esteja com um byosen que represente piquinhos, dormência, dor ou frio.

  3. Fluxo

    Aplica Reiki, ou seguindo todas as posições habituais que te ensinaram, ou então como sentires que será mais eficiente para a pessoa. Tradicionalmente, as mãos eram colocadas em cima da região do byosen afetado. Se sentires que o byosen te incomoda, colocas as mãos na periferia dessa irradiação.
    Se aplicares símbolos, experimenta o Seiheki.
    Na prática tradicional era mais comum ser aplicado o Chokurei pois esse símbolo era aplicado em tudo o que tinha desequilíbrio indicado pelo byosen.
    Alguns praticantes consideram que deve ser aplicado o Chokurei que surgiu a partir dos anos 80 – se acreditam nisso é isso que funcionará, mas se acreditam por medo, então como aplicam Reiki em si mesmos?
    Novamente precisamos lembrar-nos dos fundamentos do Usui Reiki Ryoho – trazer harmonia e equilíbrio. Tudo o que o Mestre Usui desenvolveu, foi nesse sentido.

Resumindo:

  1. Reiki é energia vital, passiva, representa a homeostasia;
  2. Não se detetam tumores ou doenças na prática de Reiki, deteta-se sim o byosen irregular;
  3. Reiki flui para regular a energia da pessoa e somente com a requisição desta;
  4. Os símbolos servem para a intenção do seu utilizador.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.