Artigos,  Solidariedade

Ser voluntário em terapia Reiki

A 5 de Dezembro celebra-se o Dia Internacional do Voluntariado, em celebração à ação que tantas pessoas anónimas fazem, pelo amor ao próximo, solidariedade, vontade de ajudar e construir a sociedade.

Na prática de Reiki temos também uma longa tradição de doação e voluntariado, que tanto ressoa com a nossa filosofia de vida e prática terapêutica.

Voluntariado e ser voluntário porque?

Por muito que a sociedade tente dar resposta política aos problemas de marginalidade, sofrimento, incapacidade financeira, é muito difícil de o alcançar, vendo as coisas de cima. Então, o voluntariado, as associações que o promovem, os indivíduos que com ele contribuem, têm um papel de intervenção ainda mais ativo e ao mesmo plano daqueles que mais precisam.

Curiosamente, muitos voluntários são também pessoas com dificuldades e a gestão da sua doação de tempo e saber nem sempre é fácil. É por isso mesmo que os voluntários devem ser pessoas reconhecidas pelo seu esforço. É claro que nada é feito obrigatoriamente e assumiram um compromisso, mas como todo o ser humano, muito facilmente se podem cansar quando todas as condições são árduas e não há uma aproximação humana.

Ser voluntário é também ser grande em si mesmo, é doar o que se sabe, da melhor forma possível, com um coração formado e uma vontade resiliente. Ser voluntário é ser-se incrível, é ter uma oportunidade de mudança, de tocar de leve a necessidade e transbordar compaixão.

O nosso lema do voluntariado é “Com humildade e sabedoria, percorremos um caminho do tamanho do mundo”. Estas são palavras que refletem a experiência que nós, praticantes de Reiki, realizamos, muitas vezes, diariamente.

Como podes ajudar?

Se fores Mestre de Reiki, incentiva e cria condições aos teus alunos, principalmente a partir do nível 2, com formação própria e projetos voluntários.

Se fores praticante e/ou terapeuta de Reiki, observa o teu tempo disponível e vontade de auxiliar – entrega-te a uma causa que gostes ou uma causa que necessita de ti.

Aqui ficam alguns testemunhos de voluntários da Associação Portuguesa de Reiki, com uma enorme gratidão minha pelo seu trabalho e dedicação.

Para te associares e inscreveres como voluntário, envia um email para info@montekurama.org

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.