2019 - Consciência

Quando o final do ano nos traz muitas coisas por resolver

Cada ano tem uma energia muito própria. Há anos que parece que andamos a velocidade vertiginosa, outros que parece que tudo é extremamente lente. Momentos altos, momentos baixos, mas isso é comum a todos os anos.

No entanto, há alturas em que o final do ano traz-nos um peso incrível e um turbilhão de situações a resolver – o que será isso?

O final do ano e como nós poderemos ajudar a resolver as nossas próprias situações

Cada vez que começa um ano, de alguma forma, ele traz-nos um novo ímpeto. Parece que temos novo fôlego para começar e recomeçar. Muitas vezes gastamos logo essa nova energia com as idas rápidas ao ginásio e às mil coisas que queríamos fazer definitivamente… em apenas uma semana.

Assim, à medida que o ano vai passando, por vezes essa grande energia positiva do novo ano, vai diminuindo e uma espécie de energia mais densa, pesada, constituída por todas as coisas que temos por fazer, ganha cada vez mais presença.

Essa presença vai-se adensando no final do ano e resulta, muitas vezes, nuns dias bastante conflituosos e confusos, que vão coincidir com as épocas festivas do Natal e passagem de ano.

Como pode a prática de Reiki ajudar-te no final do ano?

Em primeiro lugar, vamos lembrar-nos de uma frase do Mestre Usui “Confia no Universo que o Universo confia em ti”.

Esta frase não significa que pões a preocupação de lado que algo irá resolver por ti, mas sim que a tua tomada de consciência sobre a própria responsabilidade que tens sobre a vida está presente e é bastante clara.

Esta confiança está patente no segundo princípio de Reiki “Só por hoje, confio” que é antecedido por “Só por hoje, sou calmo“.

Então, isto significa que a confiança que tens na vida surge da instituição de uma harmonia.

Tendo presentes estas duas atitudes, podemos aplicar os seguintes conceitos da prática de Reiki sobre as situações a resolver:

  1. Identificação

    Pega numa folha de papel e escreve nela tudo o que te preocupa.
    Depois, noutra folha de papel, sintetiza por pontos cada uma das situações.
    Depois, pega em pequenos post-it e escreve uma situação em cada folha. Cola numa parede e organiza-os segundo as tuas prioridades, segundo o que é realmente algo a resolver e o que até já está resolvido.

  2. Tratamento da situação

    Se quiseres, um papelinho de cada vez, envia Reiki para essa situação. Não é, como algumas pessoas pensam, para se realizar o milagre de se resolver sozinha ou a teu favor, mas sim com o único intento de trazer harmonia e clareza para todos. A harmonia é o que faz com que tudo tenha a resolução correta.

  3. Tratamento de ti mesmo

    O que cada situação trouxe a ti? Que sintomas manifestou?
    É isso que deves tratar em ti mesmo. Faz uma situação de cada vez e faz um autotratamento por cada situação.

  4. Mudança de atitude

    Cada situação indica que há uma atitude a mudar em ti, mas na verdade, todas essas situações indicam-te uma única atitude que está na base de todas essas questões – pratica a técnica Nentatsu Ho, irá ajudar-te a mudar a tua atitude, convertendo as tuas decisões em ações positivas.

  5. Envio de Reiki para a vida

    Depois de todo este longo trabalho, falta ainda mais um passo – envia Reiki para a tua própria vida, não para que corra como tu queiras, mas para que haja sempre uma grande harmonia e a tua capacidade de encarar cada problema. Isto é Reiki!

Por vezes temos momentos de mesmo muita pressão, mas precisamos tirar as nossas lições sobre esses momentos – o que eles nos trouxeram? Que lições representam para nós? Se os ultrapassarmos não alcançaremos grande crescimento?

“Confia no Universo que o Universo confia em ti” é uma frase de grande profundidade, ela indica a tua responsabilidade perante a vida que te deu algo de tão extraordinário como o poder estar vivo. Se ela te deu algo de tão grandioso, vale a pena escutar o que a vida tem a ensinar-te.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/