Perceber o sentir a dor do outro

Muitas pessoas aprendem Reiki porque têm uma característica curiosa – o sentir a dor do outro.

Não é nada de estranho, é apenas a empatia e a forma como esta se manifesta, mas compreender, isso já requer algum trabalho, mais ainda o saber viver com qualidade não se deixando afetar por essa energia.

A empatia e o sentir a dor do outro

Com algumas pessoas é comum estarem perto de alguém, ou mesmo através do telefone e sentir a dor do outro, mesmo sem este a manifestar ou verbalizar o seu local. É algo não comprovado, nada científico, mas o que é certo é que acontece e muitas vezes tira a qualidade de vida a quem tem essa sensibilidade.

Esse tipo de percepção vem através da empatia, da capacidade inata da pessoa, pelas suas condições, de sentir como o outro está. Do ponto de vista da energia, é algo de muito natural, pois a nossa aura, a irradiação da nossa energia, emite todas as nossas condições o que indica que estamos sempre em constante comunicação uns com os outros, mas felizmente inconscientes disso.

Como lidar com o sentir a dor do outro

Constatar que se tem esse tipo de empatia, é já um primeiro passo, mas porque as pessoas acabam por aprender Reiki, para aprender a lidar com essa característica?

  1. Entendimento

    Em primeiro lugar, o conseguir compreender como se realiza a comunicação energética interpessoal é muito importante. Tendo uma boa perspetiva compreende-se que nada há a ter medo e também se consegue compreender melhor a nossa forma de nos relacionarmos com os outros e com as suas necessidades. Também no outro, conseguimos rever-nos e melhorar o que possa haver a melhorar.

  2. Melhoria da qualidade de vida

    Através do entendimento, podemos ser mais eficazes na prevenção do nosso mau estar e também no seu tratamento. Aprendendo as várias técnicas de Reiki, conseguimos fazer algo melhor por nós próprios, através do banho seco (por exemplo) e sem dúvida que também pelo autotratamento, mas há mais técnicas que poderão ajudar.
    Também os cinco princípios podem ser um bálsamo para o nosso entendimento e bem-estar.

  3. Ajuda correta ao próximo

    Com a prática de Reiki compreendemos que para ajudar os outros temos que saber ajudar-nos a nós próprios. Por isso mesmo, quando ajudamos o próximo podemos fazê-lo de uma forma bem mais equilibrada que será mais saudável para ele e para nós também.

Sentir a dor do outro é um processo e um resultado da nossa capacidade de termos empatia pelo próximo. É uma benece, mas se não for corretamente compreendida e trabalhada, pode tornar-se um grande peso.

Não ter medo é também um grande resultado de um entendimento correto sobre a situação e sem dúvida que melhorará em muito toda a nossa forma de estar na vida.

Ajudar o próximo é preciso, assim como saber ajudar-nos a nós próprios.

1 thought on “Perceber o sentir a dor do outro”

  1. Amo os texto do João…sempre aprendo mto, sou uma pessoa que sempre me coloco no lugar do outro, antes pensava que era coisa minha, mas hj compreendo o que acontece, uso as técnicas do Reiki e tudo passa.
    Gratidão,
    Solange Lamas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.