Imperador Meiji

Um retiro com os poemas do Imperador Meiji

Há alturas em que precisamos mesmo de nos recolher e compreender melhor o que se passa connosco e com a nossa vida. Podemos até fazê-lo em casa e para te auxiliar nessa tarefa, proponho-te uma reflexão com os poemas do Imperador Meiji.

Três poemas do Imperador Meiji para reflexão

Escolhi à sorte três poemas sobre este tema. São eles o 31 – Caligrafia; 58 – Amor dos pais; 92 – Bola de Cristal. Poderás ler os 121 poemas do Imperador Meiji no livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz.

O exercício da comunicação

Comunicar parece ser simples, mas hoje em dia está cada vez mais complicado. Os estímulos exteriores, a grande quantidade de obrigações, o nosso desejo desenfreado, tudo pode contribuir para não conseguirmos escutar atentamente os outros e até nós próprios, assim como impedir uma comunicação clara, simples e fácil.

Este poema do Imperador Meiji, apela-nos exatamente à clareza da comunicação e que pode ser expressa pelo quinto princípio – Sou bondoso.

Quantas vezes já sentiste que querias expressar o que pensas e sentes, mas parece que tudo sai trocado? De que forma dialogas contigo mesmo, és o teu maior amigo ou inimigo?

Reflete sobre a tua comunicação e expressa-a com bondade.

O que te preocupa?

A preocupação faz parte do nosso instinto de sobrevivência, é inata, mas demasiada preocupação retira-nos o bem-estar e a capacidade de lidar com as questões quotidianas.

Saber promover a harmonia interior e espelhá-la para a nossa vida faz parte do primeiro princípio de Reiki – Sou calmo.

Reflete de que forma tu te preocupas e o que te leva a preocupar. Qual a raiz da tua preocupação e o que pretendes alcançar com isso?

A sensibilidade

Por muito que pareça que tudo está bem na nossa vida, muitas vezes surge irrequietude, reflexo de um sofrimento que está mergulhado no nosso interior.

Neste poema o Imperador Meiji faz-nos refletir sobre isso mesmo, sobre o sofrimento que por vezes está oculto atrás de uma máscara de perfeição ou de vida feliz. Esta reflexão faz-nos pensar que não adianta de nada julgar os outros, nem ocultar os nossos sentimentos. Tudo na vida precisa de regulação e saber pedir ajuda faz parte do segundo princípio de Reiki – Confio.

Reflete sobre a forma como expressas o teu sofrimento ou o ocultas da vida e o que isso te traz.

Podes ler mais sugestões para realizar retiros domésticos ou num lugar à tua escolha em Reiki, Meditação e Consciência.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.