Um retiro com os poemas do Imperador Meiji

Há alturas em que precisamos mesmo de nos recolher e compreender melhor o que se passa connosco e com a nossa vida. Podemos até fazê-lo em casa e para te auxiliar nessa tarefa, proponho-te uma reflexão com os poemas do Imperador Meiji.

Três poemas do Imperador Meiji para reflexão

Escolhi à sorte três poemas sobre este tema. São eles o 31 – Caligrafia; 58 – Amor dos pais; 92 – Bola de Cristal. Poderás ler os 121 poemas do Imperador Meiji no livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz.

O exercício da comunicação

Comunicar parece ser simples, mas hoje em dia está cada vez mais complicado. Os estímulos exteriores, a grande quantidade de obrigações, o nosso desejo desenfreado, tudo pode contribuir para não conseguirmos escutar atentamente os outros e até nós próprios, assim como impedir uma comunicação clara, simples e fácil.

Este poema do Imperador Meiji, apela-nos exatamente à clareza da comunicação e que pode ser expressa pelo quinto princípio – Sou bondoso.

Quantas vezes já sentiste que querias expressar o que pensas e sentes, mas parece que tudo sai trocado? De que forma dialogas contigo mesmo, és o teu maior amigo ou inimigo?

Reflete sobre a tua comunicação e expressa-a com bondade.

O que te preocupa?

A preocupação faz parte do nosso instinto de sobrevivência, é inata, mas demasiada preocupação retira-nos o bem-estar e a capacidade de lidar com as questões quotidianas.

Saber promover a harmonia interior e espelhá-la para a nossa vida faz parte do primeiro princípio de Reiki – Sou calmo.

Reflete de que forma tu te preocupas e o que te leva a preocupar. Qual a raiz da tua preocupação e o que pretendes alcançar com isso?

A sensibilidade

Por muito que pareça que tudo está bem na nossa vida, muitas vezes surge irrequietude, reflexo de um sofrimento que está mergulhado no nosso interior.

Neste poema o Imperador Meiji faz-nos refletir sobre isso mesmo, sobre o sofrimento que por vezes está oculto atrás de uma máscara de perfeição ou de vida feliz. Esta reflexão faz-nos pensar que não adianta de nada julgar os outros, nem ocultar os nossos sentimentos. Tudo na vida precisa de regulação e saber pedir ajuda faz parte do segundo princípio de Reiki – Confio.

Reflete sobre a forma como expressas o teu sofrimento ou o ocultas da vida e o que isso te traz.

Podes ler mais sugestões para realizar retiros domésticos ou num lugar à tua escolha em Reiki, Meditação e Consciência.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to dFlip 3D Flipbook Wordpress Help documentation.

Outros Cursos
Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  1. Maria filomena Franco de almeida Pessanha Isidoro

    Que maravilha.Obrigada <3

  2. Ana Paula Casimiro em

    Olá mestre e verdade as cartas do imperador por isso devo mos sempre os cinco prencipios do Reiki muita gratidao🙏🙏🙏