Quando Reiki traz mais dor
Quando reiki traz mais dor

A dor é uma sensação que afeta todas as dimensões o nosso sistema vivo e é uma consequência de determinadas causas. A dor pode ser física ou mental, afetando os nossos pensamentos e emoções. Pode estar presente num local ou deixar-nos prostrados sem compreender o seu local ou a sua origem.

Mas será possível a prática de Reiki causar dor? Se sim, que condições podem propiciar esse sintoma e de que processo fazem parte?

Aplicar Reiki e sentir mais dor – o que será isso?

A prática de Reiki apenas incide na energia e funciona por requesição de quem a está a receber. Isto quer dizer que o receptor, ou utente, tem determinadas condições que o levam a necessitar (requer) energia Reiki.

Se o receptor tiver muita energia condensada num só local, sem possibilidade de fluir livremente, ela encontra-se num estado similar a uma inflamação. É como se fosse quente e pesada para o corpo.

Quando aplicamos Reiki exatamente em cima de locais bloqueados e inflamados, ou seja, locais onde a energia não consegue escoar e ainda está em hiperatividade, pode dar-se um efeito de dor, pois trata-se de energia a trabalhar num espaço sem escoamento.

Numa perspetiva simples, está correto fazer a aplicação em cima desse local bloqueado e inflamado, pois a energia irá dissolver o bloqueio, na mesma medida que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.

O significado curioso deste ditado popular, ajuda-nos a compreender como Reiki trabalha suavemente e que tem um propósito de dissolução de bloqueios e promoção do fluxo correto da energia.

A prática está correta, mas pode acarretar dor para o utente.

Como evitar um efeito de mais dor no processo terapêutico

Algumas abordagens podem auxiliar a evitar o efeito de mais dor, podendo mesmo acelerar o processo de remoção da “inflamação” ao nível energético.

  1. Byosen

    Sente todo o corpo da pessoa, para compreenderes como está a irradiar a energia e quais os focos de desequilíbrio.

  2. Limpar

    Limpa as zonas que têm o byosen mais estranho ou dissonante, irá auxiliar a fazer menos pressão.

  3. Escoar

    Verifica se a energia flui por todo o corpo. Trata o Chakra Raiz e joelhos, assim como todos os locais que possam estar em bloqueio. O fluir da energia, ajuda a equilibrar.

  4. Equalizar

    Observa como estão os dois lados do corpo em termos energéticos. Estão iguais?
    As tuas mãos quando estão juntas sentem pressão e parece que se querem afastar?
    Então poderá haver um desequilíbrio que poderás tratar colocando uma mão no ombro esquerdo e a outra na anca direita, assim como depois uma mão no ombro direito e a outra na anca esquerda.

  5. Harmonizar

    Podes experimentar, dependendo do local da dor, colocar a mão esquerda no Chakra Cardíaco (atenção que se o utente for mulher e o terapeuta homem, não pode tocar no peito por questões de código de ética), e a mão direita no local da dor.

  6. Tratar

    Faz um tratamento completo, se assim achares correto, ou trata as áreas mais afetadas e as suas causas.

A dor deve ser tratada de forma responsável e a prática de Reiki não é um substituto da medicina.

Outros Cursos
Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.