Quando reiki traz mais dor
Tratamentos de Reiki

Quando Reiki traz mais dor

A dor é uma sensação que afeta todas as dimensões o nosso sistema vivo e é uma consequência de determinadas causas. A dor pode ser física ou mental, afetando os nossos pensamentos e emoções. Pode estar presente num local ou deixar-nos prostrados sem compreender o seu local ou a sua origem.

Mas será possível a prática de Reiki causar dor? Se sim, que condições podem propiciar esse sintoma e de que processo fazem parte?

Aplicar Reiki e sentir mais dor – o que será isso?

A prática de Reiki apenas incide na energia e funciona por requesição de quem a está a receber. Isto quer dizer que o receptor, ou utente, tem determinadas condições que o levam a necessitar (requer) energia Reiki.

Se o receptor tiver muita energia condensada num só local, sem possibilidade de fluir livremente, ela encontra-se num estado similar a uma inflamação. É como se fosse quente e pesada para o corpo.

Quando aplicamos Reiki exatamente em cima de locais bloqueados e inflamados, ou seja, locais onde a energia não consegue escoar e ainda está em hiperatividade, pode dar-se um efeito de dor, pois trata-se de energia a trabalhar num espaço sem escoamento.

Numa perspetiva simples, está correto fazer a aplicação em cima desse local bloqueado e inflamado, pois a energia irá dissolver o bloqueio, na mesma medida que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.

O significado curioso deste ditado popular, ajuda-nos a compreender como Reiki trabalha suavemente e que tem um propósito de dissolução de bloqueios e promoção do fluxo correto da energia.

A prática está correta, mas pode acarretar dor para o utente.

Como evitar um efeito de mais dor no processo terapêutico

Algumas abordagens podem auxiliar a evitar o efeito de mais dor, podendo mesmo acelerar o processo de remoção da “inflamação” ao nível energético.

  1. Byosen

    Sente todo o corpo da pessoa, para compreenderes como está a irradiar a energia e quais os focos de desequilíbrio.

  2. Limpar

    Limpa as zonas que têm o byosen mais estranho ou dissonante, irá auxiliar a fazer menos pressão.

  3. Escoar

    Verifica se a energia flui por todo o corpo. Trata o Chakra Raiz e joelhos, assim como todos os locais que possam estar em bloqueio. O fluir da energia, ajuda a equilibrar.

  4. Equalizar

    Observa como estão os dois lados do corpo em termos energéticos. Estão iguais?
    As tuas mãos quando estão juntas sentem pressão e parece que se querem afastar?
    Então poderá haver um desequilíbrio que poderás tratar colocando uma mão no ombro esquerdo e a outra na anca direita, assim como depois uma mão no ombro direito e a outra na anca esquerda.

  5. Harmonizar

    Podes experimentar, dependendo do local da dor, colocar a mão esquerda no Chakra Cardíaco (atenção que se o utente for mulher e o terapeuta homem, não pode tocar no peito por questões de código de ética), e a mão direita no local da dor.

  6. Tratar

    Faz um tratamento completo, se assim achares correto, ou trata as áreas mais afetadas e as suas causas.

A dor deve ser tratada de forma responsável e a prática de Reiki não é um substituto da medicina.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.