Quando Reiki traz mais dor
A dor é uma sensação que afeta todas as dimensões o nosso sistema vivo e é uma consequência de determinadas causas. A dor pode ser física ou mental, afetando os nossos pensamentos e emoções. Pode estar presente num local ou deixar-nos prostrados sem compreender o seu local ou a sua origem.
Mas será possível a prática de Reiki causar dor? Se sim, que condições podem propiciar esse sintoma e de que processo fazem parte?
Aplicar Reiki e sentir mais dor – o que será isso?
A prática de Reiki apenas incide na energia e funciona por requesição de quem a está a receber. Isto quer dizer que o receptor, ou utente, tem determinadas condições que o levam a necessitar (requer) energia Reiki.
Se o receptor tiver muita energia condensada num só local, sem possibilidade de fluir livremente, ela encontra-se num estado similar a uma inflamação. É como se fosse quente e pesada para o corpo.
Quando aplicamos Reiki exatamente em cima de locais bloqueados e inflamados, ou seja, locais onde a energia não consegue escoar e ainda está em hiperatividade, pode dar-se um efeito de dor, pois trata-se de energia a trabalhar num espaço sem escoamento.
Numa perspetiva simples, está correto fazer a aplicação em cima desse local bloqueado e inflamado, pois a energia irá dissolver o bloqueio, na mesma medida que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.
O significado curioso deste ditado popular, ajuda-nos a compreender como Reiki trabalha suavemente e que tem um propósito de dissolução de bloqueios e promoção do fluxo correto da energia.
A prática está correta, mas pode acarretar dor para o utente.
Como evitar um efeito de mais dor no processo terapêutico
Algumas abordagens podem auxiliar a evitar o efeito de mais dor, podendo mesmo acelerar o processo de remoção da “inflamação” ao nível energético.
- Byosen
Sente todo o corpo da pessoa, para compreenderes como está a irradiar a energia e quais os focos de desequilíbrio.
- Limpar
Limpa as zonas que têm o byosen mais estranho ou dissonante, irá auxiliar a fazer menos pressão.
- Escoar
Verifica se a energia flui por todo o corpo. Trata o Chakra Raiz e joelhos, assim como todos os locais que possam estar em bloqueio. O fluir da energia, ajuda a equilibrar.
- Equalizar
Observa como estão os dois lados do corpo em termos energéticos. Estão iguais?
As tuas mãos quando estão juntas sentem pressão e parece que se querem afastar?
Então poderá haver um desequilíbrio que poderás tratar colocando uma mão no ombro esquerdo e a outra na anca direita, assim como depois uma mão no ombro direito e a outra na anca esquerda. - Harmonizar
Podes experimentar, dependendo do local da dor, colocar a mão esquerda no Chakra Cardíaco (atenção que se o utente for mulher e o terapeuta homem, não pode tocar no peito por questões de código de ética), e a mão direita no local da dor.
- Tratar
Faz um tratamento completo, se assim achares correto, ou trata as áreas mais afetadas e as suas causas.
A dor deve ser tratada de forma responsável e a prática de Reiki não é um substituto da medicina.