
Paciência e Persistência, uma reflexão do Ven. Mestre Hsing Yun
Ser paciente é uma arte e ser persistente é uma forma de esperança
Ven. Mestre Hsing Yun
Influenciados pela cultura distante dos nossos dias, as pessoas tendem a esperar resultados imediatos em tudo o que façam. Os praticantes querem alcançar realização na sua vida, escolares querem tornar-se laureados instantaneamente nas suas áreas e empresários querem ganhar uma grande fortuna de uma dia para o outro. Como o ditado:
Uma flor colhida antes do tempo não tem fragância e um fruto assim colhido não é doce.
Provérbio popular
Independentemente do que nos predispomos a fazer, sem grande entendimento, planeamento, nutrição e desenvolvimento, nada pode ser bem feito.
Os galhos de uma árvore com um ano podem apenas ser usadas para lenha, a madeira de uma árvore com dez anos pode ser usada para cadeiras, mas apenas a madeira de uma árvore centenária pode ser usada em vigas e pilares. Antes do arroz estar totalmente cozinhado, não devemos abrir a panela e antes de um ovo estar devidamente chocado, não devemos partir a casca. Ser capaz de passar o teste do tempo, ser paciente e persistente são as fundações para o sucesso.
Ser paciente é uma arte e ser persistente é uma forma de esperança. Ter paciência e persistência pode ajudar-nos a compreender o que estudamos, alcançamos na nossa prática e assim apreciar a vida. Existem inúmeros exemplos de antigos escolares que facilmente passavam uma década a estudar para realizar apenas um exame nacional e persistiram nos seus empreendimentos até alcançarem sucesso.
O renomeado calígrafo Wang Xizhi praticou a sua caligrafia perto de um lago, usando tanque após tanque de água para a tinta e com o passar do tempo, tornou-se um dos poucos Mestres Calígrafos da história Chinesa.
É apenas quando somos pacientes e persistentes que somos capazes de plantar raizes profundas. Com raizes profundas, somos então capazes de fazer crescer ramos grossos e folhas viçosas.
Neste mundo, desde que estejamos predispostos a aprender pacientemente, tudo pode ser alcançado. As gravuras, mundialmente famosas, em Dunhuang, na província de Gansu, são a maravilhosa criação de milhares de artistas ao longo das dinastias, que passaram a vida a expressar a sua sabedoria na arte. Se não fosse pela paciência e persistência dessas gerações de artistas, não poderíamos ver tal brilhante arte, nos dias de hoje.
A importância da paciência e persistência no sucesso de qualquer empreendimento não pode ser suficientemente enfatizada. No entanto, a impaciência parece ser um mal comum entre as gerações mais novas dos nossos dias. A falta de persistência é também revelada na insensibilidade da nossa juventude. Parece que os jovens não possuem paciência e concentração necessárias para a estabilidade na vida.
Sendo física e mentalmente instáveis, podem mudar os seus empregos frequentemente e faltando a perseverança, não podem assentar na sua carreira ou numa empresa. Então como é possível para os seus empregados e supervisores entregar-lhes responsabilidade? Sem a confiança dos seus supervisores, como poderão ser bem sucedidos?
Se uma pedra que rola não ganha musgo, então como é possível uma pedra rolante tornar-se um pilar de um empreendimento? Devemos perguntar-nos, frequentemente, “Sou paciente nos meus estudos, no meu trabalho e a relacionar-me com os outros?”.
Se perdermos paciência e persistência, então é como escavar um poço e desistir a pouco tempo do seu final. Como iremos então beber água? Assim, o segredo do sucesso é simplesmente cultivar paciência e persistência.
Podes ler alguns conselhos do Ven. Mestre Hsing Yun no livro O Caminho para a Iluminação.

