Budismo

Paciência e Persistência, uma reflexão do Ven. Mestre Hsing Yun

Ser paciente é uma arte e ser persistente é uma forma de esperança

Ven. Mestre Hsing Yun

Influenciados pela cultura distante dos nossos dias, as pessoas tendem a esperar resultados imediatos em tudo o que façam. Os praticantes querem alcançar realização na sua vida, escolares querem tornar-se laureados instantaneamente nas suas áreas e empresários querem ganhar uma grande fortuna de uma dia para o outro. Como o ditado:

Uma flor colhida antes do tempo não tem fragância e um fruto assim colhido não é doce.

Provérbio popular

Independentemente do que nos predispomos a fazer, sem grande entendimento, planeamento, nutrição e desenvolvimento, nada pode ser bem feito.

Os galhos de uma árvore com um ano podem apenas ser usadas para lenha, a madeira de uma árvore com dez anos pode ser usada para cadeiras, mas apenas a madeira de uma árvore centenária pode ser usada em vigas e pilares. Antes do arroz estar totalmente cozinhado, não devemos abrir a panela e antes de um ovo estar devidamente chocado, não devemos partir a casca. Ser capaz de passar o teste do tempo, ser paciente e persistente são as fundações para o sucesso.

Ser paciente é uma arte e ser persistente é uma forma de esperança. Ter paciência e persistência pode ajudar-nos a compreender o que estudamos, alcançamos na nossa prática e assim apreciar a vida. Existem inúmeros exemplos de antigos escolares que facilmente passavam uma década a estudar para realizar apenas um exame nacional e persistiram nos seus empreendimentos até alcançarem sucesso.

O renomeado calígrafo Wang Xizhi praticou a sua caligrafia perto de um lago, usando tanque após tanque de água para a tinta e com o passar do tempo, tornou-se um dos poucos Mestres Calígrafos da história Chinesa.

É apenas quando somos pacientes e persistentes que somos capazes de plantar raizes profundas. Com raizes profundas, somos então capazes de fazer crescer ramos grossos e folhas viçosas.

Neste mundo, desde que estejamos predispostos a aprender pacientemente, tudo pode ser alcançado. As gravuras, mundialmente famosas, em Dunhuang, na província de Gansu, são a maravilhosa criação de milhares de artistas ao longo das dinastias, que passaram a vida a expressar a sua sabedoria na arte. Se não fosse pela paciência e persistência dessas gerações de artistas, não poderíamos ver tal brilhante arte, nos dias de hoje.

A importância da paciência e persistência no sucesso de qualquer empreendimento não pode ser suficientemente enfatizada. No entanto, a impaciência parece ser um mal comum entre as gerações mais novas dos nossos dias. A falta de persistência é também revelada na insensibilidade da nossa juventude. Parece que os jovens não possuem paciência e concentração necessárias para a estabilidade na vida.

Sendo física e mentalmente instáveis, podem mudar os seus empregos frequentemente e faltando a perseverança, não podem assentar na sua carreira ou numa empresa. Então como é possível para os seus empregados e supervisores entregar-lhes responsabilidade? Sem a confiança dos seus supervisores, como poderão ser bem sucedidos?

Se uma pedra que rola não ganha musgo, então como é possível uma pedra rolante tornar-se um pilar de um empreendimento? Devemos perguntar-nos, frequentemente, “Sou paciente nos meus estudos, no meu trabalho e a relacionar-me com os outros?”.

Se perdermos paciência e persistência, então é como escavar um poço e desistir a pouco tempo do seu final. Como iremos então beber água? Assim, o segredo do sucesso é simplesmente cultivar paciência e persistência.

Podes ler alguns conselhos do Ven. Mestre Hsing Yun no livro O Caminho para a Iluminação.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.